DIÁRIO  DE  SETEMBRO/11

01.09 = Eu, minha filha Leilane e minha neta Laura saímos cedo ( 09:30 h rs) de Curitiba para ir a Santa Helena-PR ( 620 km ) no casamento do sobrinho Márcio com a Vanusa. Passamos por Toledo para a Leilane visitar a Adriana e apresentar a Laura.

     

Chegando em Santa Helena a Laura se soltou com a avô e os parentes, sendo o centro de atenções de todo mundo. Fomos passear na praia artificial do lago de Itaipu e visitar os parentes.

                     

O casamento estava muito bonito e a Igreja enfeitada. Ainda bem que não estava quente para colocar terno e gravata....rs. Meu pai, avô do  noivo também teve que colocar gravata hehehe. A Marina, minha irmã e mãe do noivo veio de Ariquemes - RO onde mora a muitos anos. É longe pra caramba. . . . .rs. A freira que aparece aí, a Rejane, é irmã do noivo e mora em Juquiá-SP.

                   

A festa estava animada com todos os sobrinhos (primos do noivo) divertindo-se. A Leilane, prima do noivo também se soltou com todos os primos. A Laura nem se fala, essa gosta de casamento como ninguém. Veja: http://www.youtube.com/watch?v=6PQAWF_v-Ac&feature=youtu.be . hehehe. Quem preparou a festa foi meu irmão Luciano da www.lucianoeventos.com.br , estava impecável, como sempre.

                 

A Laura, com 5 anos, comportou-se muito bem na viagem, tanto na ida como na volta. Valeu.

06.09 = Meu aniversário, eu e a Amira viajamos num pacote turístico de 15 dias pelo centro, norte e parte do sul da Itália. O vôo de Curitiba a São Paulo/Porto/Roma durou 20 horas com as esperas em aeroportos e já descontando as 5 horas de fuso horário.

Roma é conhecida como a cidade eterna e fica as margens do Rio Tibre. Conta a lenda que foi fundada por Rômulo e Remo em 753 a.c. e conta hoje com aproximadamente 3 milhões de habitantes. Tem apenas 2 linhas de metrô devido a grande dificuldade de escavar seu sub-solo.

Após a hospedagem no hotel já saímos para o centro da cidade e fomos visitar a "Piazza di Spagna" após termos passado sobre o Rio Tibre. Mais tarde já provamos a Pizza Italiana que, sinceramente, deixa a desejar para as brasileiras. A Amira ficou impressionada porque os carros passam nas ruas entre as mesas dos barzinhos e restaurantes.

                    

Dia seguinte fizemos um City Tour passando por vários monumentos como Pantheon, Theatro e o Coliseu que foi construído nos anos 80/90 d.c. e tinha capacidade para 50.000 pessoas. Foi utilizado por cerca de 500 anos para vários fins como entretenimento, habitação, forte, sede de ordens religiosas . . . 

                   

A visita ao Museu do Vaticano com suas inúmeras e valiosas obras de arte como quadros, tapetes, esculturas, jardins e culminando com a entrada na Capela Sistina (recebe a visita de 3 milhões de pessoas por ano) com os afrescos de grandes artistas da época como Michelangelo que pintou toda a parede do altar com o "Juízo Final" foi enriquecedora em termos de cultura/conhecimento.

Gente de todo o mundo, com ênfase para Chineses, Alemães e Brasileiros espremiam-se nos corredores para ver tanta obra da história.

                                 

A Basílica de São Pedro é outro lugar monumental pelo tamanho, beleza, riqueza e importância de sua arquitetura, obras e valores religiosos. Ver o túmulo de São Pedro e do Papa João Paulo II emocionam a todos os cristãos.

           

O calor de 35º faz uma grande diferença com os 15º que estava quando saímos de Curitiba. Descansamos um pouco e depois continuamos o passeio com o grupo.

Veja um pequeno filme do trânsito dentro da cidade  http://www.youtube.com/watch?v=O1ms2x2CG3A 

           

Dia 09.09 tinha programação livre então pegamos metrô e trem e fomos até Viterbo  (90 km de Roma) conhecida como a cidade dos Papas pois no passado muitos Papas tinham ali sua residência de verão. Passeamos pela pequena cidade, almoçamos e encontramos uma Loja com o nome da Amira (acho que ela está investindo por aqui. . . . rs).

       

Ao retornarmos para Roma fomos direto para a Fontana di Trevi que é simplesmente fantástica. Todo mundo joga uma moeda estando de costas para a fonte e faz um pedido. Eu vi a Amira jogando umas 10 moedas . . .que será que ela pediu??? hehehe.

Veja um pequeno filme que fiz: http://www.youtube.com/watch?v=oa53fQ2IbOY Centenas de pessoas de todo o mundo. Impossível tirar foto sozinho. 

         

10.09 = Começa o tour pela Itália. Conhecemos nossos 39 companheiros de viagem dos próximos 14 dias. A maioria brasileiros e argentinos. Nosso ônibus é novinho e é conduzido pelo Pakito. Já nosso guia espanhol é o José Manoel que demonstrou ser gentil e atencioso com todos.

Com alguns quilômetros de auto estrada impecável fomos parar em Civita de Bagnoregio que foi fundada pelos Etruscos a mais de 2.500 anos (século VI a.c.).  Hoje conta com uma população de apenas 20 habitantes mas recebe milhares de turistas diariamente. Hoje, por ser sábado, vimos vários italianos da região virem apenas para almoçar na cidade. Tudo muito florido. Só não é florido a subida até a cidade que tira o fôlego de qualquer um.

                               

Continuando a viagem fomos para Orvieto ( 130 km de Roma ) uma cidade também construída em cima de uma montanha. Subimos 130 metros de altura por escadas rolantes por dentro da montanha para chegar até o centro da cidade. A igreja da cidade é fantástica em obras de arte em seu exterior.

     

 

       

Almoçamos em Orvieto e continuamos até Montepulciano, outra cidade sobre uma montanha a 850 metros do nível do mar. Aqui foram gravadas cenas de Lua Nova e da novela brasileira Passione. Hoje vimos uns 5 casamentos acontecendo nas duas cidades.

                         

Encerramos o dia em Siena onde nos hospedamos num belo hotel da rede Mercure.

11.09 = Fizemos um City Tour pela cidade classificada pela Unesco como Patrimônio da Humanidade. Era muito cedo e tinha até neblina. Por ser domingo tinha pouca gente na rua até que começou um desfile de um dos bairros da cidade. Foi uma das maiores cidades da antiguidade e rival de Florença até que a Peste Negra matou grande parte da população, enfraquecendo sua economia e os artistas que foram "comprados" por outras cidades.

A praça central ( Piazza Del Campo ) é imensa e comporta até apresentações de corrida de cavalo em julho e agosto de cada ano.

               

           

Na sequência fomos para San Gimignano, cidade que ficou 5 séculos sem morador em consequência da peste que se abateu sobre a cidade no século XII. No século XVIII artistas redescobriram a cidade e começaram uma campanha para restaurá-la. Hoje muitos italianos vão até a cidade para almoçar, passear ou chupar um sorvete premiado como o melhor do mundo em 2006/07/08 e 2009. Um grupo de motociclistas veio fazer isto hoje em San Gimignano.

               

Chegamos em Florença, maior cidade da região da Toscana com 400 mil habitantes. Durante muito tempo foi considerada a capital da moda. Tem obras de arte de valor incalculável. A catedral foi planejada para ser a maior do mundo, e quase conseguiu. A construção iniciada em 1.295 levou 140 anos sofrendo atrasos devido a guerras, pestes e enchentes. A cidade foi governada pela família Médice por 3 séculos ( XV a XVIII) começando com "Cosme - o Velho".

Nos hospedamos no Grande Hotel Mediterrâneo que fica ao lado do Rio Arno que cruza a cidade. Saímos em seguida para um passeio pelo centro e logo demos de cara com o Davi pelado de Michelangelo ( rs ). Artistas de todos os tipos são encontrados pelas ruas da cidade. Tomamos um tranquilo café na Piazza Della Signoria em frente a Torre do Palácio Vechio onde hastearam a bandeira dos EUA para lembrar os 10 anos da queda das Torres World Trade Center.

                 

12.09 = A Amira está muito gripada e preferiu não fazer o City Tour que é a pé sob um sol de 30 graus. A Piazza Della Signoria consta ser o único Museu a céu aberto onde as obras originais estão expostas ao público. A ponte velha sobre o Rio Arno concentra sobre ela várias joalherias. Em Florença estão enterrados Galileu, Orsini, Machiavel e Michelangelo.

Aqui os casais tem o costume de colocar cadeados nas grades da ponte fazendo juras de amor eterno e jogam a chave fora. Só que começou a dar problemas até de peso na ponte de tão grande quantidade de cadeados que tiveram que editar uma lei que multa em 160 Euros quem for pego colocando cadeados hehehe.

                             

Na parte da tarde resolvemos fazer um City Tour com um ônibus turístico que nos mostrou, durante duas horas e meia, a cidade por fora, a partir dos morros que a contornam. Engraçado que apesar do sol forte, não queima a pele. Nas mesmas condições (temperatura e sol) no Brasil, já estaríamos queimados.

Fomos a uma lavanderia Self-Service. Tivemos que pedir ajuda para entender como colocar moedas nas máquinas para cada ação: sabão em pó, amaciante, lavar, secar.

                     

Os hotéis que temos ficado são muito bons, apesar do atendimento não ser muito cortês com os turistas.

         

13.09 = Saimos de Florença e chegamos em Pisa onde pegamos um trenzinho para chegar até o centro da cidade. Lá, como todo mundo, tiramos fotos junto a torre que parece que vai cair mas não cai. A igreja é muito bonita e toda decorada em ouro, como a maioria da Itália.

           

Seguindo o caminho saimos da região da Toscana e fomos para em La Spezzia, região da Ligúria. Lá tomamos um trem para Cinque Terre, uma região declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco. As montanhas, túneis, mar azul, pequenas cidades sobre as rochas fazem desse um lugar de grande atração turística. A parada foi em Vernazza,  uma pequena cidade com aproximadamente 1.000 habitantes mas que fica lotada de turistas em qualquer dia da semana. Mar lindo.

                       

Seguimos para Gênova onde encontramos muitas referências a Giuseppe e Anita Garibaldi. Parece que não há muita vida noturna. A cidade ficou vazia após as 20 horas.

                 

Veja um filme de algumas etapas da viagem em ônibus, trem e barco:    http://www.youtube.com/watch?v=KodoccNIs-Y 

14.09 = Embarcamos em um grande barco no Porto de Gênova que tem mais de 10 km de extensão. Disputa com o Porto de Marselha (França) o título de melhor Porto do Mar Mediterrâneo. 

             

A visão da costa é maravilhosa.

       

Chegamos em Porto Fino (Riviera Italiana) com 500 habitantes e milhares de turistas. O lugar é tão bonito que foi criada uma réplica em menor escala na DisneySea de Tóquio (Japão).

               

Continuamos até Santa Margherita Ligur onde almoçamos e visitamos uma das Igrejas com a maior quantidade de ouro em seu interior. E por fora não demonstra a riqueza que tem por dentro.

                   

Chegamos a Milão, a mais importante cidade da Itália, capital da moda, com mais de 4 milhões de habitantes em sua área urbana. Teatros, Museus, Galerias e as lojas mais famosas do mundo impressionam os turistas que visitam a cidade. Vimos muitos bondes circulando no centro.

                     

15.09 = Saímos para a região dos lagos e chegamos em Orta onde pegamos um trenzinho para termos acesso ao barco que nos levaria até a ilha de San Giulio, uma pequena cidade medieval que se conserva intacta. Os Pinóquios aqui são vendidos de todas as formas como lembrança.

                         

Contornamos a montanha e chegamos ao lago Maggiore. Paramos em Stresa e pegamos um barco para ir a ilha Isola Bella onde a maior atração é o Palazzo Barromeu e seu Jardim Italiano.

       

Seguimos viagem para Bérgamo e fomos direto para o centro da cidade utilizando um Funicular que nos levou para mais de 100 metros de altura. Mais Igrejas para visitar com suas grandes e belas pinturas. Nesta uma enorme, antiga e espetacular obra de arte. Um confessionário todo trabalhado em madeira. A temperatura diminuiu nos últimos dias. Em seguida fomos para o hotel pois no dia seguinte continuaria a maratona pela Itália.

                 

16.09 = Novamente: "Acordar a las 6 horas, maletas no corredor a las 06:30, desaiuno e 07:30 saída del Bus" hehehe. Assim chegamos em Verona e fomos conhecer a casa e o balcão da Julieta, a Arena e saborear as frutas que aqui na Itália dá gosto de comer pois são realmente apetitosas.

                         

Seguimos para Veneza utilizando um barco que nos levou até próximo da Praça de São Marcos onde nem os pombos conseguiam pousar de tanto turista rs. Almoçamos e passeamos pelas ruelas e pontes. Fizemos o passeio de gôndola com colegas de nosso grupo e tivemos até um cantor italiano animando o passeio.

                                   

Veja um pequeno filme do passeio de gôndola:  http://www.youtube.com/watch?v=VUZU7xDLRYs 

17.09 - Saímos e fomos para Pádua, cidade com mais de 250.000 habitantes, situada na Região do Vêneto. Não sei porque mas eu não havia me dado conta de que passaria pela cidade de meu amigo Santo Antonio (não por ser o Santo Casamenteiro hehehe) que tem me ajudado muito, desde que eu era criança, quando lhe pelo algo em oração. Foi muito bom ter chegado até aqui.

Assisti parte da Missa que estava sendo realizada e recebi a bênção de um padre.

       

Seguimos para San Marino, um país encravado dentro da Itália, com apenas 61 km quadrados. É o mais antigo Estado soberano do mundo. Foi fundado em 03.09.301 e a sua Constituição do ano 1600 é a mais velha Constituição em vigor no mundo.

A cidade fica no alto de uma montanha. Almoçamos com vista para o Mar Adriático e assistimos parte das apresentações de Bandas de vários países que se apresentavam à beira do penhasco.

                 

Seguindo viagem passamos por um túnel, chamado Passo Del Furlo, construído a 2.500 anos pelos etruscos e depois melhorado pelos romanos. Consta que Mussolini tinha uma casa de descanso nessa região.

     

Na sequência chegamos em Gubbio, uma pequena cidade da Região da Umbria. Encontrei mais um grupo de motociclistas passeando pela Itália. Não sei como nosso ônibus, com este comprimento, consegue circular por estas ruas estreitas das cidades antigas.

             

Seguimos viagem e chegamos em Perugia onde nos hospedamos.

18.09 = Hoje é aniversário de minha filha Leilane, mãe de meus netos Laura e Arthur. Tenho que esperar para ligar mais tarde por conta do fuso horário de 5 horas. No Brasil está hora é madrugada.

Optamos por ir cedo para Assis e depois voltar para conhecer Perugia. A cidade é famosa por ter sido o local de nascimento de São Francisco de Assis e onde ele fundou a Ordem Franciscana em 1.208 e a Ordem das Clarissas.  Assisti um pedaço da Missa na Igreja "térrea" e outra parte na Igreja "de cima". Fui ao túmulo de São Francisco que fica no subsolo da Igreja.

               

Voltamos a Perugia e um guia local nos mostrou a cidade, principalmente aquela que ficou nos subterrâneos de um imenso castelo que o Papa Paulo III mandou construir sobre ela.

                   

Seguimos para Nápoles onde chegamos no início da noite. No caminho algumas cidades pequenas, sempre em cima de morros.

   

Depois de nos hospedarmos saí para uma volta pela cidade de Nápoles mas, como já haviam dito, ela é meio suja e bagunçada mas com muita gente pelas ruas e nas calçadas.

   

19.09 = Único dia da viagem que choveu, durante uma hora. Isso nos impediu de fazer o City Tour e acabamos ficando numa enorme galeria aguardando a hora de embarcar em um grande barco com destino a Capri.

       

O passeio de barco ( 50 minutos ) não foi muito agradável para vários passageiros. Era só gente correndo para o banheiro. O mar estava muito brabo e o barco de chocava com as fortes ondas. Depois soubemos que fomos o ultimo barco que fez o trajeto naquela manhã por causa do mar agitado.

A ilha de Capri é uma maravilha mesmo. Estive aqui em 97 e já era muito bela. Aí estão as lojas das marcas famosas de todo o mundo. Bonito de ver. Pegamos um Funicular e depois um micro ônibus que passa pelo penhasco em curvas incríveis para ir até Ana Capri.

                         

Pegamos outro barco ( 25 minutos ) para Sorrento. O mar já estava tranquilo. Sorrento, pequena cidade de menos de 20 mil habitantes, famosa pela produção do "limoncello" um licor feito com a casca do limão.

     

Seguimos até Salerno onde nos hospedamos e fomos ao jantar oferecido pela Europamundo pois a viagem estava chegando ao final.

       

20.09 = Choveu forte durante grande parte da noite mas de manhã o sol estava brilhando, e quente. Fomos para Pompéia, cidade que o vulcão Vesúvio soterrou no ano 79 após uma erupção que cobriu a cidade com cinzas e pedra-pomes. Milhares de pessoas morreram, principalmente pela onda de calor imenso que saiu do vulcão.

                   

A cidade ficou soterrada, e esquecida, até 1.748 quando se construía um aqueduto. Haviam descoberto uma cidade inteira com todos os detalhes da vida romana no primeiro século. Corpos humanos e de animais petrificados, objetos e obras de arte . . . .  fazem parte desse museu a céu aberto. Hoje mais de 2,5 milhões de pessoas visitam Pompéia todos os anos.  O que também me impressionou foi saber que o vulcão tinha entre 2.600 e 3.000 metros de altura e hoje tem 1.260 metros.

                           

Dando continuidade a viagem fomos para Cassino, uma pequena cidade onde existe a imensa abadia de São Bento que fundou aqui a ordem dos Beneditinos. Aqui aconteceu uma das mais duras batalhas da Segunda Guerra Mundial e morreram 20 mil alemães e 54 mil aliados, entre os quais muitos brasileiros.

                   

Voltando em direção a Roma chegamos a Castel Gandolfo, povoado medieval que pertence ao Vaticano e onde o Papa tem sua residência de verão. Estava muito frio neste dia. O lago Albano, na cratera de um vulcão, embeleza Castel Gandolfo. ele tem 3,5 km de comprimento por 170 metros de profundidade.

       

Seguimos para Roma onde terminou o programa de viagem pela Europamundo. Nos despedimos dos guias José Manoel e José Antonio que foram gentis e educados e demonstraram grande conhecimento histórico de todos os lugares por onde passamos nesses 15 dias, percorrendo 3.200 km de ônibus, muitos outros Km de metrôs, barcos, trens, e funiculares.

 

21.09 = Eu e a Amira saímos de ônibus e metrô e fomos até o Coliseu, Fontana Di Trévi, Praça Espanha e vários outros pontos turísticos de Roma.

                 

Veja um pequeno filme dos lugares pelos quais passamos na Itália:  http://www.youtube.com/watch?v=h27i7C9c6v4 

22.09 = Tivemos que acordar as 03:15 hs ( 22:15 hs no Brasil ) para nos levarem ao aeroporto pois nosso vôo era as 06:15 h com destino a Lisboa, 10:00 hs com destino a São Paulo e 19:50 hs com destino a Curitiba onde chegamos as 20:50 hs do mesmo dia. Acrescentado o fuso horário, ficamos 23 horas envolvidos com a volta para casa.

Resumindo, foi muito bom rever a Itália, suas principais cidades e especialmente nesta viagem, algumas pequenas cidades que foi muito interessante conhecer.

Como já sabíamos, os garçons, atendentes de hotel/restaurante/lanchonete, motoristas de ônibus/táxi são muito, muito mal-educados. Não tem a menor preocupação em ser gentis. Como disse nosso guia, eles sabem que no mês seguinte virão outros milhões de turistas, não precisam se preocupar em agradar ninguém. Chegamos a ver um cartaz em uma lanchonete escrito "No information". hehehe

Me perguntaram sobre os preços, pois são iguais os do Brasil, o problema é que tem que multiplicar por 2,5 rs.

FIM DA VIAGEM . . . .ATÉ A PRÓXIMA!

23.09 = Participamos de jantar de recepção do Supremo Conselho da Maçonaria que chega a Curitiba para uma Sessão Magna neste sábado para conceder o 33º Grau a vários Irmãos em Curitiba. O Soberano Grande Comendador, Irmão Luiz Torres, e sua comitiva, saborearam um carneiro assado.

                             

24.09 = Depois de todo esse tempo fora, viajando, reuni as filhas e neta para almoçarmos para matar a saudade e contar um pouco da viagem para elas.

     

Mais tarde participei da Sessão Magna de Investidura no Grau 33 da Maçonaria de vários Irmãos. Foi agradável rever tantos Irmãos.

                         

E à noite participamos de Jantar dos Irmãos da Copel - Companhia Paranaense de Energia Elétrica. A organização do evento foi do Irmão Joel e a direção do jantar a cargo da Loja Novos Caminhos nº 118 que tem como Venerável Mestre o Irmão Rabello que é Copeliano. Estiveram presentes os 3 Grãos Mestres do Paraná (Dalmo - GOB, Iraci - GLP e Celso - GOP ).

               

25.09 = Fomos encontrar colegas do ROTA X Moto Clube para tomar um café da tarde, nesse dia de frio em Curitiba.

 

27.09 = Dia de almoçar com os aposentados da Caixa e contar histórias da viagem, novamente. rs

   

28.09 = Foi bom reencontrar a turma dos Bodes no almoço do Mercado Municipal, depois de tanto tempo.

         

28.09 = Hoje foi realizada a Sessão Magna na Loja Renascer para a exaltação ao Grau de Mestre Maçom dos Irmãos Luiz Fernando, Alessandro e Alaim que é meu "afilhado". Seu pai, nosso Irmão Flori veio do Rio Grande Sul especialmente para participar desse momento. Ao final, como sempre, a confraternização com todos os presentes.

               

29.09 = O terreno adquirido pela Grande Loja do Paraná, na Av. Brigadeiro Franco, recebeu grades de ferro devidamente pintadas. Está ficando muito bonito. O local pretende abrigar a sede da Grande Loja no futuro.

       

30.09 = Fomos ao Pinheirão no Encontro dos Motociclistas, que acontece toda sexta-feira, para rever os amigos. A noite estava agradável. E no dia seguinte no MotoShop, na Av. João Negrão onde todo sábado os motociclistas se encontram em Curitiba.

           

Este mês completei mais um ano de vida. São 54 anos que, se por um lado mudou muito desde a infância humilde, sofrida . . .por outro lado parece que pouco mudou em termos do que penso, do que sinto, de quem sou, da maneira que vejo o mundo e as pessoas. De qualquer forma, sou/estou muito feliz com a família e amigos que tenho.  Que venha os 55  hehehe

SEJA  FELIZ!  VIVA  A VIDA!

Ago/11

Página Inicial

Out/11