01 = Fui almoçar com meus amigos/irmãos de longa data: Sidney e Eli Ribas. Foi bom relembrar os tempos desde Francisco Beltrão.

À tarde fui no enterro do irmão de minha sogra, Dª Maria. Faleceu com 62 anos, depois de um mês no hospital, sem que os médicos pudessem definir qual o seu problema.

À noite eu e a Patrícia fomos assistir à apresentação de Natal do Hotel Radisson que fica ao lado de nosso prédio. O coral de crianças encantou à todos, além do show de fogos de artifício.

02 = Fui na Associação Renascer discutir novos investimentos e depois fui almoçar no Mercado Municipal com os amigos Bodes do Asfalto.

À tarde levei a Patrícia para fazer sua matrícula no curso de Fisioterapia da Faculdade Evangélica. Ela, depois de 1 ano e meio de Farmácia na PUC, desistiu e fez vestibular para Fisioterapia.

À noite tivemos Sessão de Eleição na Loja Renascer, quando foi eleito o Irmão Hélio Balbino para me suceder em 2.010. Ao final fomos até o Espetinho para confraternizar, abaixo de chuva muito forte.

05 = Tivemos Assembléia de Veneráveis da Grande Loja do Paraná, com a prestação de contas das atividades do Grão Mestre e de sua administração em 2.009. Em seguida um almoço para confraternizar com todos os presentes. Foi bom rever os Irmãos do interior do Paraná.

Ao final da tarde eu e a Patrícia fomos no casamento do Rodrigo (filho do Eli e da Rute) e Viviane. Foi numa chácara afastada de Curitiba, muito bonita e cheia de charme para uma festa de casamento ao ar livre.

06 = Fomos para o Almoço de Confraternização de Final de Ano da Loja Renascer. Foi em São Luiz do Purunã, no Restaurante Panela Velha de nosso amigo Casto. Eu e a Amira fomos de moto com vários outros Irmãos. A Patrícia, pela primeira vez, dirigiu o carro em rodovia e levou de carona o meu sobrinho Alex, o Lara e o filho Ian.

Começamos com uma caminhada organizada pelo Adair que já fez o Caminho de Compostela.

Algumas palavras para encerrar o ano 2.009 que foi muito bom para a Família Renascer e apresentar o novo Venerável eleito para o período 2.010/2.012, Irmão Hélio Balbino.

Em seguida tivemos o almoço e a dupla (  ) que abrilhantaram o momento.

A Cunhada Elfi, sempre muito gentil, ofereceu um mimo para as cunhadas presentes.

Mais tarde entregamos uma lembrança, escolhida pelo Irmão Lara, para todos os Irmãos e Cunhadas da Loja. Após foi servido sorvete para todos.

Em seguida tiramos a foto oficial com todos e retornamos para Curitiba felizes por mais um dia de fraternidade e amizade entre a nossa família.

11 = Hoje é aniversário de minha filha Patrícia. Ontem fomos buscar o namorado Renan no Aeroporto que veio de Belo Horizonte onde está trabalhando. Fomos almoçar no Armazém Italiano e convidamos a Leilane, Laura, Arthur, Alex e Amira.

12 = Fui, abaixo de chuva, esperar os Irmãos Bodes do Asfalto de Maringá que estavam para chegar, com destino à Matinhos. Após recebê-los no Parque Barigui fomos almoçar numa churrascaria. Em seguida eles foram para Matinhos onde nos encontraremos amanhã.

13 = Saímos muito cedo para encontrar a turma que ia para Matinhos no 1º EBAL - Encontro dos Bodes do Asfalto do Litoral. Chegamos lá e participamos da Sessão das Lojas Cavaleiros de Aço 139 do GOP e 4004 do GOB, Sessão em que o Grão Mestre Dalmo Louzada instalou o Irmão Sydney como Venerável Mestre da Loja Cavaleiros de Aço nº 4004 do Grande Oriente do Brasil.

Em seguida fomos para o local onde acontecia a festa do 1º EBAL e lá encontramos muitos Irmãos de Santa Catarina e todos os familiares Bodes do Asfalto.

Ao final da tarde passamos por Paranaguá e pegamos a Patrícia e o Renan para levá-lo ao aeroporto em Curitiba.

14 = Eu e a Patricia demos uma Cesta de Natal para nossa diarista Sueli e resolvemos levar ela em casa para conhecer a família dela. Deu uns 30 Km de Curitiba. Lá encontramos sua filha e filho além de muitos coelhos, cachorros e passarinhos.

15 = Participei de uma Sessão de Solstício de Verão realizada pela Loja Artífices da Paz nº 120. Muito significativa a Cerimônia. Em seguida tivemos um ágape fraternal.

16 = Fui, novamente, almoçar no Mercado Municipal com meus amigos/irmãos Bodes do Asfalto.

À noite, última Sessão da Loja Renascer em 2009 e a última que eu presido já que na primeira do ano que vem darei posse ao Irmão Hélio Balbino. Foi um enorme prazer fundar e dirigir essa querida Loja durante esses 3 anos e meio.  Ao final saboreamos um churrasco preparado pelos Irmãos Airton e Schmuker.

18 = Minha irmã Marlete veio almoçar conosco e depois fomos na casa da Leilane para ela conhecer o Arthur, que estava dormindo, para variar. rs

À noite eu e a Amira fomos no Jantar de Encerramento de Ano da AEA - Associação dos Economiários Aposentados. É a primeira vez que participo, como associado.....rs. Estava muito bem organizado e teve a apresentação do Coral da Caixa.

19 = Busquei a Leilane e netos para passarem o dia em casa. Contudo, fui à São José dos Pinhais almoçar com meus Irmãos e familiares da Loja Trajano Ferreira Martins. Foi numa chácara daquela cidade.

À noite eu e a Amira fomos no Jantar de Encerramento de Ano da AGECEF - Associação dos Gestores da Caixa. Foi muito bom rever tantos colegas ao mesmo tempo numa festa muito divertida e regada do bom e do melhor.

20 = As 15:00 hs nos reunimos aos colegas ROTA X num evento organizado pelo colega Sérgio Protz. Saímos de Curitiba e fomos para a Represa do Passaúna onde visitamos o Mirante e depois fomos até o nível do lago.

Continuamos o passeio indo até Campo Largo onde saboreamos um sorvete e voltamos à Curitiba. Éramos 16 motos, com algumas acompanhantes, a maioria com a logo do ROTA X o que agradava a quem via todos unidos.

21 = À noite fui ao encontro do Irmão e Conselheiro dos Bodes do Asfalto de Fortaleza = CBOB que estava de passagem por Curitiba em direção ao RS.

24 = Eu, a Leilane, Laura e Arthur fomos passear no Shopping Muller e depois fomos almoçar na Churrascaria Jardins Grill para comemorar o Natal. Mais tarde foi o momento da Laurinha abrir os presentes de Natal que estavam sob nossa árvore.

À noite fui jantar na casa do Amer, irmão da Amira, na Fazenda Rio Grande com todos os seus familiares. O jantar . . .e as sobremesas . . . estavam uma maravilha.

26 = Dia de concluir os preparativos para a viagem que começa amanhã com a ida até Santa Helena-PR (605 km) para passar a virada do ano com meus pais e irmãos. De lá inicio uma nova viagem, de moto, mais distante que a anterior. Depois escrevo sobre ela.

29 = Meu pai veio me trazer o carro para que eu possa me deslocar pela cidade. Fui cortar meu cabelo com uma senhora que perdeu o filho de 9 anos a algum tempo atrás e agora perdeu a filha de 18 anos. O marido adquiriu síndrome do pânico. Ao ouvir a história reforça a convicção de que muitas vezes nos lamentamos por coisas tão insignificantes que chegamos a ficar com vergonha quando ouvimos histórias como essa.

Uma passada rápida para visitar meu amigo motociclista do BrazilRiders, Almir, e fazer uma fé na megasena pra aumentar a renda de quem ganhar . . . .rs. Chegou o Sedex com minha capa de chuva. Pelo que vi no site vai continuar chovendo todos os dias, nos próximos 10 dias. Então, vou usar bastante a capa de chuva em minha viagem.

O calor em Santa Helena é quase insuportável e como a umidade do ar é alta em função do grande espelho d'água do lago, a sensação fica muito pior. Cada ano que venho em janeiro (e isso aconteceu nos últimos 20 anos) eu digo que não volto mais nesse mês mas . . . .

31 = Meu pai, e sua companheira Érica, já "assassinaram" um "franguinho" caseiro com 5,5 kg para o almoço do dia 1° de ano.

01 = Almoçamos na casa do pai e da Erica. Os sobrinhos Márcio e Rejane almoçaram conosco.

Amanhã inicio minha viagem cujo relato irei enviando a cada 2 ou 3 dias para que possam apreciar novo pedaço desse nosso querido Brasil.

FELIZ  2.010 PARA TODOS !!!