Janeiro/2014

03 - Meu sobrinho Márcio nos convidou para um jantar na casa dele já que a Marina, mãe dele e minha irmã que mora em Ariquemes-RO estava visitando-o. O Márcio é um cozinheiro "de mão cheia" como se diz.

               

04 - Eu e Amira fomos almoçar no Shopping Pátio Batel que foi recentemente inaugurado e fica a 4 quadras de nosso apartamento. Ainda estava com a decoração de Natal.

     

05 - Visitantes Bodes do Asfalto à Curitiba.

   

08 - Eu e a Amira saímos de Curitiba, de moto, e pegamos a estrada via BR 116 em direção ao Sul. No meio do caminho passamos por várias cidades de Santa Catarina como Santa Cecília, Lages e Correia Pinto onde demos uma paradinha para cumprimentar o amigo Rasec do Rota X Moto Clube.

Continuando a viagem chegamos em São Marcos-RS ( 560 km ) onde decidimos posar no único hotel da cidade, após comermos uma pizza. A viagem foi ótima, com trânsito livre e paisagens muito bonitas. Pegamos uma pequena chuva em Vacaria-RS.

     

Após o café da manhã demos uma passeada por São Marcos-RS passando pelo mirante e depois tivemos que descer uma ladeira muito acentuada mas foi excitante.

   

O caminho de São Marcos a Caxias do Sul é cheio de curvas mas bonito. Chegando em Caxias do Sul circulamos bastante pela cidade, visitando a Catedral e a Praça Central. Estava muito quente e a Harley, como sabem, esquenta.....muito. rs. Nos hospedamos num hotel que já havíamos feito a reserva previamente.

     

     

Por indicação do irmão/amigo André Menegat fomos almoçar no Shopping Pelegrino no Restaurante Marcos que serve frutos do mar muito bem preparado. Depois aquele cafezinho....e em seguida o André nos levou para passear pelas redondezas de Caxias do Sul e até quase Flores da Cunha, passando por Vinícolas onde provamos vinho, espumante e sucos, tudo da melhor qualidade. Em Caxias ainda nos levou para conhecer o local onde é realizada a Festa da Uva todos os anos e que em 2014 começa no dia 20.02. Visitamos a "casa de pedra", também uma atração turística da cidade por ser uma das primeiras e a mais antiga da cidade. A partir do "Cristo do Terceiro Milênio" temos uma vista panorâmica de toda a cidade de Caxias do Sul hoje, a segunda maior cidade do RS.

                     

E não parou por aí. Saboreamos um sorvete delicioso na "Rota do Sol", com morangos hidropônicos cultivados pela própria pessoa que também está construindo uma Pousada com materiais alocados de duas casas mais que centenárias.

     

A noite ele e a Cunhada Patrícia vieram nos buscar no hotel para nos levarem ao show "Som & Luz" que conta a história dos imigrantes italianos que colonizaram essa região do Rio Grande do Sul a partir de 1.884 e até 1910. O Show intercalava um filme, com apresentação de atores ao vivo e também de fotos da época. História triste, de muito sofrimento mas também de muita luta, de muita fraternidade e de muitas vitórias desses imigrantes que tornaram seus sonhos uma realidade e ajudaram a construir esse nosso Brasil imenso e pujante.

           

E para terminar a noite fomos ao Restaurante Italiano para um jantar delicioso. A conversa fluiu agradavelmente. Esse o casal simpático, acolhedor e fraterno. Obrigado ANDRÉ & PATRÍCIA.

Esse foi o trajeto percorrido, até agora ( 590 km ).

 

10 - Resolvemos fazer um tour pelo Vale dos Vinhedos. Para chegar a Bento Gonçalves passamos por Farroupilha e depois pegamos uma rota alternativa chamada de "Estrada de Pedra" com casas bonitas, plantações de uva e estrada sinuosa. Valeu a pena.

       

Em Bento Gonçalves ficamos surpresos pois a cidade é maior do que imaginávamos. Uma paradinha, uma visita à Caixa Econômica, à Igreja Matriz e seguimos para o Vale dos Vinhedos pilotando com calma para apreciar as plantações de uva de todos os lados e as construções das Vinícolas, cada uma com sua característica.

         

Chegamos até a cidade de Monte Belo do Sul onde almoçamos no Ristorante Nonna Metilda e depois retornamos pelo mesmo caminho até a Vinícola Miolo onde decidimos que faríamos a visitação e . . . .degustação também. As explicações sobre a forma de plantio, característica de cada tipo de uva, tempo de fermentação/maturação etc me fizeram lembrar de vários amigos que tenho e que são "expert" em vinho (pelo menos eles dizem que são  . .. . rs).

                         

Seguindo em direção a Garibaldi uma paradinha para esperar a chuva passar afinal, não estávamos preparados para ela. Em Garibaldi fomos ao encontro do colega e integrante do ROTA X Moto Clube, Francisco Pires, que diz estar esperando a aposentadoria para poder viajar mais de moto. Em seguida chegou o amigo/irmão André Ruver, do Moto Clube Bodes do Asfalto, que acabou nos levando até perto de Bento Gonçalves para nos mostrar o caminho de volta para Caxias do Sul.

Todas as cidades desta região tem hortência para todos os lados. Agora suas flores já estão murchando, e mesmo assim estão belas, mas imaginamos como estavam a um e dois meses atrás.

       

A noite não recusamos o convite que o André & Patrícia nos fizeram para ir jantar em seu apartamento onde apreciamos as qualidades culinárias do anfitrião. Tudo regado a agradável conversa com os pais da Patrícia, o Fábio & esposa, ele Coord. da Facção Serra Gaúcha do Moto Clube Bodes do Asfalto.

     

 

Depois de uma boa noite, acordar, tomar um bom café da manhã no hotel e pegar a estrada. Hoje em direção a Nova Petrópolis. Passeio tranqüilo, estrada calma e paisagens bonitas.

Em Nova Petrópolis a Amira até que tentou realizar o "labirinto" mas ao ver gente ofegante dando graças a Deus por conseguir achar a saída. . . .ela desistiu hehehe.

       

 

Seguindo o caminho chegamos a Gramado com sua linda arquitetura e suas ruas ainda todas com decoração natalina e cheia de turista de todos os cantos do Brasil.

Após nos hospedarmos num hotel fomos almoçar, bem a tempo de escapar de uma boa chuva, acompanhada de ventos fortes que fez a temperatura cair dos 28º para 17º à noite.

Assistimos apresentações de natal junto a Igreja e na Rua Coberta. A cidade se especializou em turismo, principalmente para famílias, com seus lagos, parques e lojas de todos os tipos de comércio à disposição do turista.

                                         

Assim terminou nosso 3º e 4º dia de viagem, percorrendo apenas 210 km mas com muito prazer.

 

12 - Decidimos fazer um tour guiado pela cidade. Foi interessante ouvir a história da criação/colonização da cidade/região acompanhado de umas piadinhas feitas pelo nosso guia. Estava mais mais frio, 16º, e com neblina rs. Chegamos a tomar Chocolate quente para aquecer, em pleno mês de janeiro.

                       

Entramos na Igreja, bem na hora da missa, para conhecer ela por dentro.

       

Ao meio dia iniciamos nossa viagem de volta, já sabendo que não íamos parar em Canela, São Francisco de Paula, etc, por conta da chuva. Assim nem a "Rota do Sol" que pretendíamos aproveitar tirando muitas fotos, ficou em nossa memória apenas as curvas e mais curvas além dos túneis pelos quais passamos já que não se conseguia ver nada além de 100/200 metros. Muito trânsito, em sentido contrário, do pessoal que estava voltando das praias para as cidades do interior do RS. Chegamos a BR 101 e passamos por Torres onde entramos até a Av. à beira do mar para conhecer, Araranguá, Tubarão e chegamos em Imbituba-SC onde decidimos pernoitar já que passava das 18:30 hs e mais de 380 km pilotando sob chuva.

Uma pizza assada em forno a lenha agradou muito.

       

 

13 - Antes de sair de Imbituba, com chuva, recebemos a visita do Irmão Bode do Asfalto Leandro Ribeiro, ele que é Secretário do Município de Imbituba e garante que vale a pena voltarmos, com tempo, para conhecer a cidade.

 

Seguimos pela BR 101, com bom trânsito até chegarmos em Florianópolis. Dali para a frente engarrafou tudo. Os carros, e centenas de caminhões, chegavam a parar na pista e nós seguimos no meio deles por dezenas de quilômetros, com todo o risco que isso significa. Mas não dava para agüentar parado sobre uma moto, ainda mais Harley que esquenta demais.

Após Itajaí não agüentamos o engarrafamento e entramos pela BR 470 em direção a Blumenau. Passamos por Massaranduba, Jaraguá do Sul, São Bento do Sul, pegamos a BR 116 e chegamos em Curitiba pela Fazenda Rio Grande. Foram 70 km a mais mas valeu a pena. Paisagens ótimas, trânsito livre.

             

   

Assim terminou esse passeio de 1.720 km, 6 dias de viagem.

Abraços e até o próximo.

Veja todas as fotos da viagem aqui:  http://flic.kr/s/aHsjQrWWGX

 

16 - Bom, o próximo foi bem rápido . . .rs

Saímos de moto de Curitiba eu, Reinaldo/Gilca, Domingos e Tonet, todos do ROTA X Moto Clube com destino a Campo Grande-MS ( 1.120 km ) com parada/pernoite em Porto Rico-PR.

 

Em Ponta Grossa o colega Tonet teve um problema com a moto (alforje) e decidiu retornar para Curitiba.

A viagem até Porto Rico ( 620 km ) foi de alternância entre chuva e sol mas sem problemas. O trânsito fluía normalmente. 

     

Estávamos circulando pelo Contorno Norte de Maringá, recém inaugurado, e entramos numa chuva e vento, com as nuvens negras e alguns raios. Deu vontade de parar/desistir. Assim é nossa vida. De tempos em tempos entramos em vendavais e pensamos em desistir, nos esconder.

Alguns quilômetros a frente eis que fizemos uma curva de 90º para a direita. O céu estava limpo, não havia mais chuva e podemos desfrutar em cima de nossas motos pilotando em uma rodovia novinha, novinha.

Na nossa vida se desistirmos de ir adiante, nunca saberemos oque poderíamos ter encontrado/vivido à frente.

Após um gostoso banho de piscina, e de chuveiro, descansamos um pouco e depois fomos passear na beira do Rio Paraná que é calmo e tranqüilo por aqui. Em seguida fomos saborear uns petiscos e beber uma caipirinha, cerveja, coca-cola . . . .

                           

A Sede Pesqueira da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal, em Porto Rico-PR é confortável e muito bonita. Vale a pena os colegas tirarem alguns dias de férias e curtirem, com a família.

   

Passando por Nova Londrina incorporaram-se ao bonde o colega Carlos Lucindo com sua Midnight, a esposa Rosilei e o filhão que nos acompanharam de carro. Belas paisagens pelo caminho passando pela Hidroelétrica de Rosana no Rio Paranapanema que divide os Estados do Paraná e São Paulo.

                 

Mas foi ao chegar na Hidroelétrica de Porto Primavera, no Rio Paraná que fomos abordados pelo administrador da usina se apresentando como motociclista Bode do Asfalto. Aí foi só alegria rs. Fomos convidados a visitar as instalações da Hidroelétrica onde conhecemos também o Engenheiro Carlos Kasai, também Bode do Asfalto. Eles, além de nos mostrar a usina também nos explicaram o seu funcionamento e a preocupação que tem com os peixes do Rio Paraná. Vimos as fotos de todas as etapas de sua construção.

                             

Entramos no Mato Grosso do Sul e a paisagem mudou. Passamos a ter grandes pastagens, estradas retas, gado e vimos um encontro de motos, no caminhão. . . .hehehe.

                   

Pegamos bastante chuva na parte da tarde.

Chegamos em Campo Grande e fomos direto para o Hotel e após tomarmos banho e descansarmos o nosso amigo Tulio Gandra, Coordenador do ROTA X em Campo Grande e sua esposa Sônia vieram nos buscar no hotel para irmos jantar.

          

E assim fizemos os 1.122 km nesses dois dias de viagem.

 

18 - Após uma boa noite de sono acordamos e tomamos um bom café da manhã na companhia dos amigos Celso e Túlio. Em seguida fomos para a APCEF-MS Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal onde encontramos os colegas ROTA X Sandrinha (Curitiba) e Adilson (Criciúma) que tinham vindo antes e passado uns dias em Bonito-MS, o Tião Souza de São José-SC, além de vários outros colegas ROTA X de Campo Grande.

                 

Hoje a festa na APCEF-MS era para os aposentados da Caixa e nós entramos na confraternização. Nossa anfitriã Nanci, presidente da APCEF-MS, foi muito receptiva ao ROTA X Moto Clube, nos colocando muito a vontade junto aos mais de 100 pessoas presentes.

      

Decoraram o salão de festas com o tema "Lambreta" alusivo ao motociclismo oque nos emocionou.

       

Depois do almoço fizemos um tour pela principal avenida de Campo Grande, pelo Parque dos Poderes e paramos no "Postinho" local de encontro dos motociclistas de Campo Grande.

              

A noite fui visitar meus tios Cláudio e Malvina (irmãos de minha mãe) e meus primos. Lá chegando encontrei também os primos de Ituporanga-SC que estavam passeando por Campo Grande. Assim a festa ficou melhor ainda. O problema foi agüentar o copão de caipirinha que prepararam....rs. Depois saboreamos uma moqueca de peixe excelente, preparada pela tia Rosana.

                   

Hoje, domingo, marcamos encontro na frente do Centro Administrativo da Caixa Econômica Federal no MS para sairmos em novo tour pela cidade de Campo Grande. Fizemos uma parada no Parque do Amor onde tem animais como capivara, jacaré . . .

                                   

Chegando na Associação (APCEF-MS) encontramos mais colegas motociclistas além de muitos associados da APCEF que vieram conhecer o ROTA X Moto Clube dos funcionários da Caixa que hoje conta com 630 associados em todo o Brasil.  Numa breve solenidade a presidente da APCEF, colega Nanci, disse que o ROTA X Moto Clube pode dispor das instalações da Associação para fazer seus encontros/reuniões e o Maçaneiro (presidente do ROTA X) disse da satisfação de serem tão bem recebidos em Campo Grande. O colega Tulio Gandra (Coord. do ROTA X em Campo Grande) emocionou a todos com seu depoimento. Em seguida todos saborearam o prato pantaneiro (carreteiro) servido aos presentes.

                                 

A chuva caiu gostosa e amenizou o calor para que os curitibanos pudessem sobreviver . . . . .hehehe.

   

Os amigos do Moto Clube Bodes do Asfalto vieram prestigiar o encontro e almoçaram conosco numa bela confraternização.

                 

A noite fomos no Bar da Brahma para aperitivarmos e foi só alegria. As piadas foram tantas que teve gente que não agüentava mais. Nem a chuva que caiu forte conseguiu acalmar o povo. Assim termina nosso passeio em Campo Grande-MS. Foi muito bom estar aqui. Que possamos voltar, outra vez.

         

Todas as fotos aqui:  http://flic.kr/s/aHsjQMhtAX

 

22 - Eu e Amira fomos almoçar no Mercado Municipal, junto com os Bodes do Asfalto que mantém a tradição, a anos, de almoçar lá toda quarta-feira.

       

25 - Eu e Amira fomos no Almoço dos Aposentados oferecido pela APCEF-PR - Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal presidida pelo amigo Vilson Willemann. Lá encontramos muitos colegas aposentados que a tempos não víamos.

                   

A tarde participei da 1ª Sessão Maçônica do ano com a Instalação de Veneráveis Mestres eleitos para o mandato 2014/2016. Hoje a Grande Loja do Paraná comemora 73 anos de existência tendo 150 Lojas e 4.900 integrantes no Paraná. Entre os Veneráveis Instalados estava o Irmão Adair Calgaro da Loja Renascer nº 134 da qual eu faço parte.

                     

Após a Sessão participamos da fundação da Loja Pedro Mortensen Neto nº 170.

     

26 - Fomos passar o dia de domingo no Parque Águas Claras (90km) próximo ao litoral do Paraná. Eu, Amira, minha filha Leilane e meus netos Laura e Arthur. Foi uma festa na água. No final quem não aguentou???  rs

                                      

27 - Nas noites de 27, 28, 29 e 30.01.14 participamos de Sessões de Instalação de mais Veneráveis Mestres da Lojas de Curitiba e região Metropolitana. Entre os Veneráveis Instalados estão os Irmãos Marco Túlio e Juarez das Lojas Nova Aliança e Novos Caminhos pelas quais eu passei e tive a honra de ser Venerável Mestre. Nessas oportunidades tenho prestado contas das Ações Sociais desenvolvida durante os 3 anos de meu mandato como Gr.´. Sec.´. Adj.´. para Ações Sociais da Grande Loja do Paraná, com a ajuda das Lojas da Jurisdição.

                                               

29 - Mais um almoço no Mercado Municipal, com Bodes do Asfalto visitantes.

               

30 - Em frente onde moro tem a Praça do Japão com árvores, peixes nos laguinhos. As crianças adoram levar pão seco para os peixes e os pássaros aproveitam também.

       

31 - Havíamos convidado algumas pessoas para discutirmos a criação de uma associação com a finalidade de ajudar entidades/associações/pessoas com projetos estruturados como: Padaria Comunitária, Atelier de Costura, Máquina de fazer fraldas, cadeira de rodas etc.

Compareceram 80 pessoas para a reunião e tivemos a adesão, imediata, de 70 delas. Começamos a reunião já batendo palmas para aquelas pessoas que vieram sabendo que não iam ganhar nada e sim doar-se em favor dos mais necessitados. Foi um sucesso.

 

Assim foi aprovada a fundação do GRUPO SOLIDÁRIO.  Foram aprovados o Estatuto e Regimento Interno e agora é só registrá-los para darmos início as nossas atividades beneficentes. Com estas 70 adesões já temos um orçamento/receita prévia para 2014 de R$ 54.000,00. Considerando os valores de:

Padaria Comunitária = 18.000,00

Cadeira de rodas = 1.200,00

Máquina de fazer fraldas = 2.400,00

Imagine quanta coisa boa nós poderemos realizar. Juntos podemos mais.

Quer aderir ao GRUPO SOLIDÁRIO?  Escreva para  contato@solidario.org.br

Visite o nosso site:  www.solidario.org.br

 

                               

Todas as fotos (Eduardo Leal-Solidário)  aqui: http://flic.kr/s/aHsjRFNfuL  

FAZER  O  BEM,  FAZ  BEM!

Dez/13

Página Inicial

Fev/14