01 01.09.2008 = Ontem pegamos o vôo da TAM (eu e a Amira ganhamos as passagens em milhagens) as 06:20 h para São Paulo e em seguida para Santiago-Chile. Chegamos as 12:30 h em Santiago, após passarmos sobre a Cordilheira dos Andes. Visão fantástica da imensidão de montanhas brancas de neve. 

 

Fomos levados até o Hotel Bonaparte, na região da Providência, onde nos instalamos. Hotel muito bom, com amplo apartamento, com calefação, embora um pouco retirado do centro. A tarde já pegamos o metro e fomos conhecer a parte central da cidade. Subimos o Cerro Santa Lucia de onde se tem uma vista panorâmica da cidade e das montanhas nevadas que cercam Santiago. 

            

Hoje, segunda-feira, fizemos o City Tour passando pela maioria dos pontos turísticos da cidade: Museus, bibliotecas, Universidades, Rio Mapocho que cruza toda Santiago. De toda a cidade pode-se ver as montanhas brancas de neve. A cidade é muito arborizada, embora as árvores estejam sem folhas nesta época do ano. À tarde fomos no morro São Cristóvão, pegamos um funicular e subimos até poder pegar o teleférico. Lá de cima tínhamos outra vista panorâmica da cidade e das montanhas. À noite fui na Gran Logia Del Chile e conversei com o irmão Manuel - Diretor do Museu. Informações que recebemos do Guia: Santiago tem 5.9 milhões de habitantes e quase 3 milhões de carros o que a torna uma cidade com muitos congestionamentos nas horas de pico. Tem 5 linhas de metrô, com trens a cada 3 minutos nas horas de pico. O comércio abre as 10 e fecha as 20 horas. Os bancos abrem as 9 e fecham as 14 horas. Os shoppings abrem as 11 e fecham as 22 horas. Os Bombeiros são voluntários e na maioria das vezes tem que pagar seus cursos. Dedicam uma parte de seu tempo livre ao voluntariado e por isso são muito respeitados e considerados um dos melhores Corpo de Bombeiros do Mundo. A cidade tem inúmeras Universidades demonstrando o interesse, não só do governo mas da própria população, pela educação e cultura. O Palácio La Moneda foi construído em 1.786. A independência do Chile comemora-se no dia 18.09 e estão preparando a festa dos 200 anos que vai acontecer em 2.010.

                

02.09.2008 = Terça-Feira = Fomos a Vinha Del Mar e Valparaiso (100 Km). Almoçamos num restaurante panorâmico giratório. Muito bom e bonito de se olhar a cidade lá de cima. Compramos casacos a preços bem melhores que no Brasil. Conhecemos o Porto de Valparaíso que foi muito importante para o comércio mundial, antes da abertura do Canal do Panamá. Vimos o Oceano Pacífico cujas águas, nesta época, estão entre 9 e 13 graus de temperatura. brrrrrrrrrrrrrrr! Passamos por algumas vinícolas da marca Concha Y Toro que estão todas podadas nesta época. Vinha Del Mar tem um famoso Festival de Cinema e é uma cidade muito badalada, de classe média alta. O Parlamento Chileno instalou-se e se reúne na cidade. A noite fomos jantar na casa de Show do Baly Hay que apresentou shows folclóricos regionais e de países vizinhos. Alguns casais foram chamados para dançar com os dançarinos no palco.

                              

03.09.2008 = 4ª feira, levantamos mais tarde, pegamos o metrô e fomos para o centro. A tarde fomos visitar a Vinícola Concha Y Toro onde aprendemos muito sobre a cepa, solo, clima, plantio, produção e armazenamento do vinho, além de provar/degustar alguns. Nos deram uma taça com a marca da Vinícola para levar de recordação. A noite pegamos o metrô e fomos encontrar o Juan Arenas do BrazilRiders, um Clube de Motociclistas dedicados a ajudar outros motociclistas em viagem. Ele nos levou até a sua casa onde conhecemos seu genro e grande amigo Gonçalo. Mostrou sua nova aquisição: Uma Vulcan 900 com 200 km, recém importada dos EUA por 10.600 U$, coisa inacreditável para nós Brasileiros. Fomos surpreendidos por um jantar preparado pelo Arenas. Foi uma noite de conversas, principalmente sobre motociclismo, muito agradável.

                

04.09.2008 = 5ª feira, levantamos cedo para ir ao Vale Nevado (50 Km), subindo a 3.020 metros de altitude. Eles contam como existentes 60 curvas na montanha mas estas são aquelas que você vê a sinaleira traseira do carro quando sobre, rs. Existem outras 150 curvas "mais suaves" para chegar até o topo. O céu estava azul anil e o sol chegava a esquentar. O reflexo da neve nos olhos era intenso. Foi fantástico. Decidimos não esquiar, até porque tem que assistir 2 horas de aula (explicação para o medo hehehe). Ficamos passeando no meio da neve, tirando fotos e conhecendo o lugar. Almoçamos muito bem, num restaurante muito aconchegante, aquecido, de onde se via toda a estação de esqui. Depois ficamos em volta da lareira onde até um cochilo foi possível. Em seguida caiu uma nevasca e a temperatura baixou para -10 graus. O guia pediu para a gente ser pontual porque teríamos que retornar logo, por segurança.

                                       

05.09.2008 = Sexta-Feira, fomos ver o "Café com Piernas" sugerido pelo irmão Sydney e o Museu de Arte Moderna. Visitamos e assistimos parte da missa na Catedral de Santiago. Almoçamos no Mercado Municipal onde tem muitos restaurantes que servem, na maioria dos pratos, peixes e frutos do mar. O salmão aqui é como churrasco no Brasil, tem em todo lugar. E vem cada prato que tem que ter bastante apetite para dar conta. A tarde fomos conhecer uma das casas de Pablo Neruda. Criaram uma Fundação para cuidar e administrar as coisas e a história de Pablo Neruda. A casa foi construída no pé de um morro e tudo nela tem a ver com um barco de pesca. Os móveis e objetos pessoais estão bem conservados e os livros estão por toda parte. Tem uma foto dele com Vinícius de Morais.

                     

06.09.2008 = Sábado, dia do meu aniversário, pegamos o vôo para Puerto Montt as 12 horas e chegamos as 13:30 h, 1.100 km para o sul de Santiago. Fomos para o Hotel Los Alerces que fica na cidade de Puerto Varas. Apartamento menor mas muito aconchegante, bem aquecido e com vista para o lago Llanquihue que é o maior do Chile, com 850 km de superfície e 350 metros de profundidade. A população de Puerto Varas é essencialmente de alemães católicos. A tarde fomos para o Vulcão Osorno (1.200 metros de altitude). No caminho, muito gelo branquinho a beira da estrada. Ao chegarmos lá, o vento forte dava uma sensação térmica muito abaixo de zero. Era difícil de respirar do lado de fora. Bom mesmo era ficar tomando café, chocolate quente e comendo torta de amora ou de ameixa na cafeteria bem aquecida, apreciando a neve cair do lado de fora. Lá de cima tínha-se uma visão panorâmica do lago, da cidade e de outras montanhas de neve em volta. Começou uma tempestade de neve e todos correram para a Van e voltamos a 20 km/h serra abaixo. O limpador do pára-brisa da Van jogava pedaços de gelo para os lados pois os pingos de chuva já caiam congelando. Recebi muitos telefonemas de amigos, irmãos e familiares parabenizando pelo meu aniversário. Minha filha Leilane ligou e disse que tinha um presente para me dar . . . . .mais um(a) neto(a). Gelei . . . .rs. Agora serei BIS AVÔ....rs Que ela seja muito feliz. Ela quer, gosta e é uma excelente mãe. Nem dá para acreditar, a minha menina, a minha neném já vai ser mãe pela segunda vez. A noite jantamos muito bem e tomamos aquele vinho Chileno, no próprio hotel.

                  

07.09.2008 = Domingo, após o café da manhã fomos para Porto Peulla. No caminho paramos para ver as Corredeiras (cachoeiras) de águas cor de esmeralda dentro de um parque nacional. Cruzamos de Catamaram o lago de Todos os Santos com quase duas horas de percurso. Almoçamos e passamos a tarde no único hotel existente neste lugar que tem apenas 120 habitantes. A colonização é 100% alemã. No hotel tem uma lareira que parece uma locomotiva daquelas que impulsionavam as serrarias que meu pai tinha quando eu era criança. Aquece todo o ambiente. Foi muito agradável e aconchegante, com todo aquele frio lá fora, chovendo, aquelas montanhas de neve e nós ali dentro bem aquecidos. Voltamos à Puerto Varas e à noite fomos numa pizzaria italiana ao lado do hotel. Depois vimos o Brasil ganhar de 3 x 0 do Chile. Coitado do recepcionista do hotel que tentava torcer para o Chile, ao lado de uns 20 brasileiros.

                       

08.09.2008 = Segunda-Feira, fomos conhecer o centro de Puerto Varas, cidade pequena, com aproximadamente 30.000 habitantes, na sua maioria alemães, que tem sua atividade econômica centrada no leite, salmão e turismo. Encontrei a Loja Maçônica mas estava fechada. À tarde fizemos o City Tour à Puerto Montt, cidade com 250.000 habitantes. Seu porto exporta salmão e mais recentemente leite para a China. No verão muitos cruzeiros com turistas atracam nesse porto. Quase não existe desemprego na cidade. O Chile tem o Alcaide que é o Prefeito da cidade, tem o Governador da Província (Estado) e tem o Intendente nomeado pelo Presidente para tomar conta de uma região composta por várias Províncias.

         

09.09.2008 = Terça-Feira, fomos para o Aeroporto de Puerto Montt onde almoçamos. Sobrou filé de salmão de tão grande que é a porção servida por eles. Pegamos o vôo para Santiago que estava com 1 hora de atraso, proveniente de Punta Arenas. À noite, já instalados no Hotel Bonaparte, recebi a visita do Irmão Antonio Amo, motociclista, que tem uma Harley. Conversamos bastante sobre motociclismo e sobre a Maçonaria Chilena. Ele gostou muito do Moto Clube Bodes do Asfalto e fizemos o seu cadastro, sendo liberado na hora. Disse que conhece outros irmãos motociclistas e vai convidá-los.

   

10.09.2008 = 4ª feira = Pegamos o vôo da TAM as 13:00 h e chegamos em São Paulo as 17:30 h, no Brasil (1 hora a mais), num voo de 3:30 h. Consegui assistir 2 filmes. Em São Paulo 4 horas de Aeroporto para o vôo das 22:45 h para Curitiba onde chegamos as 23:30 h.

     

OBSERVAÇÕES: 

O Chile me pareceu um pais que teve uma época, no passado, de muita riqueza e ostentação do poder. As construções antigas, sem conservação, demonstram os tempos áureos vividos. Contudo, o ritmo das obras em andamento nos faz crer em um novo ciclo de progresso no pais. Pelo que soubemos, os investimentos, em sua maioria, provem do Fundo de Previdência do empregados chilenos. O slogan utilizado é mais ou menos assim: "O seu Fundo de Previdência fez esta obra que vai garantir o seu Fundo de Previdência". Os chilenos nos causaram boas impressões. Os garçons, guias, carabineiros, taxistas etc foram sempre simpáticos, gentis e educados. Provaram ter muita cultura conversando e discutindo sobre geografia, história e política do Chile e outros países como Brasil, Argentina, Peru, Venezuela . . . .. Vimos um país de grandes belezas naturais conservadas. Um incentivo grande para o turismo. Conhecemos um povo patriota, que usa a bandeira de seu país nas casas, carros e repartições públicas. Um povo que enaltece as coisas boas que tem e raramente falam das ruins, que com certeza tem. O frio não é a minha praia. A minha praia é a praia mas. . . . foi muito bom conhecer o Chile.

 

 

12.09.2008 = Fiquei de ir para Toledo para a festa dos 30 anos de inauguração da Caixa mas não achei companhia. Os ex-colegas daquela época que moram em Curitiba deram pra traz. rs.

14.09.2008 = Fazia tempo que não saia com a Harley. Então, demos um olé pela cidade. À noite eu e a Patrícia fomos na missa de 7º dia do Seu Agenor, pai da Sélia, nossa amiga e vizinha por 7 anos no outro apartamento que moramos na Água Verde. Segundo ela, Seu Agenor continuou sempre otimista, de bem com a vida e ainda fazendo planos para o futuro. Era uma alegria estar com ele.

16.09.2008 = Fomos tomar o café da noite na casa da Leilane e ver a Laurinha.

     

17.09.2008 = Realizamos uma Sessão Magna de Elevação de 4 Irmãos da Loja Renascer. Foi um sucesso. Depois fomos confraternizar na Churrascaria.

     

18.09.2008 = Participei do Seminário "Excelência no Atendimento" realizado pela Caixa para seus gestores. Será implantado em todo o Brasil e pretende inovar o atendimentos aos nossos clientes. À tarde eu e a Karin do Marketing Cultural fomos para Ponta Grossa onde foi reinaugurado à noite o Cine Teatro PAX.

           

19.09.2008 = Participamos do Jantar de Confraternização e Homenagem aos colegas da SR Leste do Paraná por classificarem-se entre as 10 melhores Superintendências do Brasil (entre as 78 existentes). O Jantar foi no Restaurante Madalosso e reuniu 510 empregados das Agências, da Superintendência e Filiais. Estavam presentes o Hermínio - Superintende Nacional e a Tatiana Gobbi - Gerente Nacional. Foi uma festa super descontraída onde muitos colegas puderam se reencontrar.

                                       

20.09.2008 = Fui buscar a Leilane e Laurinha para passarem o dia em meu apartamento, com a Patrícia. Depois eu e a Amira fomos para Quatro Barras onde o MC Bodes do Asfalto realiza seu 28º Encontro dos componentes de Curitiba. Lá estavam mais de 100 pessoas de Curitiba e região metropolitana, Ponta Grossa, Joinvile e Florianópolis. E pensar que éramos 12 no primeiro encontro que organizei em 2003. Almoçamos e depois fomos visitar o Parque da Ciência que foi muito proveitoso para ampliar nossos conhecimentos.

                              

À noite fomos no Jantar de Confraternização na APCEF pelos 50 anos de casado do irmão Moacir Negri e cunhada Clotilde. Lá estava toda a sua bela família feliz e divertida. Que bonito ver o casal em plena harmonia. PARABÉNS!

21.09.2008 = Retornamos à Quatro Barras para a Sessão da Loja Cavaleiros de Aço que foi aberta à participação de todos: Cunhadas, Sobrinho(a)s e convidados. Depois participamos do almoço beneficente em prol de ações da APAE da cidade, com todos os presentes.  

           

23.09.2008 = Eu, Amira, minhas irmãs Marly e Marlete com o sobrinho Murilo fomos jantar com os primos Sélio e Luiz Maçaneiro, meus primos, com suas famílias no Restaurante Frangão no Pinheirinho. Foi um encontro muito agradável com um bom bate papo. Eles estão de mudança para Curitiba. A cidade está sendo invadida pelos Maçaneiros. rs

    

24.09.2008 = Tivemos a ultima Sessão da Loja Renascer no mes de setembro e, como sempre, as cunhadas compareceram e tivemos uma confraternização ao final da reunião.

25.09.2008 = Participei de reunião com os IIr.´. Sydney e Brito para combinar detalhes do Curso de Pilotagem para os integrantes do Moto Clube Bodes do Asfalto. À noite eu e a Amira fomos no aniversário de nossa amiga Rosa, esposa do Lineu, que completou seus 50 aninhos. Lá estavam vários irmãos e cunhadas para a confraternização.

       

26.09.2008 = Tivemos a despedida da telefonista Célia, com um café da manhã. Ela sempre foi muito simpática e atenciosa para com todos.

    

À noite, eu a Amira e Amanda fomos, no Teatro Positivo, assistir ao Show "Maré" da cantora Adriana Calcanhotto, que teve patrocínio da Caixa. O Teatro é muito bonito e tem capacidade para 2.000 pessoas.

       

27.09.2008 = Busquei a Laurinha e Leilane para passarmos o dia juntos. Foi muito gostoso passear com ela. Almoçamos no Divino Mestre e depois fomos visitar a Sélia, nossa visinha durante 7 anos no apartamento anterior. À tarde fomos na Confeitaria Brioche recuperar as energias gastas carregando e correndo atrás da gatinha.

           

28.09.2008 = Fomos (Maçaneiro/Amira, Vilmar/Débora e Iry) fazer um passeio pelos lados de Campo Magro-PR. Passamos por Bateias e resolvemos almoçar na Churrascaria Laçador em Campo Largo-PR. O dia prometia chuva mas acabou não chovendo, apesar do frio.

      

29.09.2008 = Participei da Exaltação ao grau de Mestre de nosso irmão e amigo Gilson Tatarin, no Grande Oriente do Paraná. Estávamos em 11 Bodes do Asfalto prestigiando a Sessão da Loja Mensageiros da Luz. Depois, como sempre, aquele ágape fraternal para comemorar o fato.

30.09.2008 = Greve na Caixa, impossibilitando o acesso para dar continuidade aos processos de patrocínio. O problema é que os eventos patrocinados vão acontecer nos municípios abrangidos pela minha Superintendência. E a parte burocrática (Jurídico, contrato, dotação, Diário Oficial etc) precisam ser cumpridos antes dos eventos.

Ago/08

Página Inicial

Out/08