DIÁRIO SETEMBRO/2010

01.09 = Cheguei de Guaratuba e fui direto para o Clube Morgenau encontrar e almoçar com os Bodes do Asfalto.

         

02.09 = Meus netos crescem dia-a-dia.

   

A Patrícia foi passar uns dias na Ilha do Mel, aproveitando os feriados de 07 e 08 de setembro em Curitiba. Fui passear de moto com a Amanda e fui ao cinema com a Amira.

06.09 = Hoje, meu aniversário, comemorei com a Amira, Leilane, Laura e Arthur. Era para estar viajando mas em virtude do agravamento da doença da mãe da Amira decidimos postergar a viagem.

           

A Sueli foi nossa empregada em 1986/7 e cuidou da Leilane quando era neném. Agora vai ajudar a Leilane com as crianças, pelo menos por um tempo.

 

08.09 = Eu e a Amira fomos visitar o Lar Moisés  www.larmoises.org.br  uma entidade que cuida de crianças que foram retiradas de seus pais, pela justiça, por serem usuários de drogas. As crianças estão autorizadas para adoção. O lugar é muito bem cuidado, o que não significa que não precisem de ajuda, muito pelo contrário, quem puder colaborar basta entrar no site e fazer contato.

             

10.09 = Hoje almocei em São José dos Pinhais com meu amigo Altamir que é Gerente Geral da Caixa. Nós trabalhamos juntos nas Agências Vila Hauer e Pinheirinho de 96 a 98.

11.09 = O Arthur se diverte correndo atrás das pombinhas e o passeio no Parque Barigui foi muito gostoso, para todos.

           

12.09 = Eu e a Amira fomos à Guaratuba-PR (120 km) para um almoço em prol da construção da Loja Dom Pedro I. Descemos por Garuva-SC. Vejam só quanta costela. Foi de "lamber os beiços" hehehe.

               

Retornamos por Matinhos, subindo a Serra do Mar e pegamos uma queda muito grande de temperatura. Acho que deu mais de 10º de diferença.

           

14.09 = Eu e o Reinaldo tínhamos a idéia de convidar os aposentados da Caixa para um almoço mensal e resolvemos colocar em prática logo. Assim, reunimos estes 6 primeiros e todos foram favoráveis a continuar a nos encontrar na 1ª terça-feira após o dia 20 de cada mês. Assim, já ficou marcado para 26.10 o próximo almoço no mesmo local.

     

Morreu hoje em Gaspar-SC, aos 98 anos de idade, o Frei Elziário, irmão do meu falecido avô.

15.09 = Participei do café da manhã no Hotel Bourbon em apoio ao Irmão Zé Maria, candidato a Deputado Estadual. Estiveram presentes os 3 Grãos Mestres e o Governador do Paraná entre outras autoridades.

                 

Novamente aquele almoço gostoso em companhia dos Irmãos Bodes do Asfalto. Desta vez foram várias cunhadas.

       

16.09 = Resolvemos antecipar o almoço de aniversário da Leilane que é dia 18.09. Tá ficando velha . . . .24 anos, 2 filhos . . .hehehe. Parabéns querida filha. Gosto muito de você. Beijos.

       

18.09.2010 = Eu e a Amira embarcamos as 15:20 hs no Aeroporto de Curitiba com destino a Salvador-BA onde vamos passar 5 dias de férias, para ela, claro já que eu estou em férias permanentes. A Patrícia voltou dirigindo o carro para casa. Perguntei se ia ficar bem e ela acha que sim, com o carro e o cartão de crédito . . . .rs

   

Nós nos beneficiamos, de novo, das milhas da TAM e desta vez com apenas 16.000 milhas vamos e voltamos em duas pessoas. No vôo encontramos meu amigo Emerson Abraão e esposa que também estavam aproveitando a oferta de milhas e iam para Natal. Trabalhamos juntos na Caixa em Medianeira em 1983 e 1984 e fazia muito tempo que não nos víamos.

 

Bom, tivemos escala no Rio de Janeiro e chegamos em Salvador as 20:00 hs onde nos aguardavam os Bodes do Asfalto Flávio e Edinho (Presidente do MCBDA) com sua esposa Elza e a irmã dela. Entreguei um exemplar do livro dos Bodes do Asfalto que acabou de ser entregue pela gráfica e também uma camiseta alusiva ao Record do Moto Clube Bodes do Asfalto que vai ser entregue na próxima sexta-feira em Curitiba.

     

O Irmão Flávio nos levou até o Hotel na Barra, após o Farol, onde nos hospedamos. Após um banho saímos para comer um peixe e passear na orla de Salvador sob um belo luar e ao som das ondas do mar.

19.09.2010 = Após tomar o café da manhã no hotel fomos para a piscina, que fica de frente para o mar, para pegar um sol gostoso.

 

O almoço, de frente para o mar de Salvador, foi uma delícia

   

Depois de um descanso pegamos um táxi e fomos para o Elevador Lacerda, Palácio Rio Branco, Pelourinho, Casa de Jorge Amado, Igreja de São Francisco . . . . 

           

                                                                      

               

Este é o cenário que se descortina de nosso apartamento no hotel.

   

                                            

Á noite o Irmão, e Bode do Asfalto, Ricardo, cunhada Malena e sobrinha Maria Eduarda vieram nos pegar no Hotel e nos levaram para uma pizzaria onde batemos um bom papo, na maioria sobre motos, é claro. rs. A pizza estava uma delícia.

 

 

20.09.10 = Levantamos cedo e fomos para o passeio programado para o dia de hoje - Praia do Forte. Inicialmente pensamos que seria feito pelo mar mas foi de Van. Fomos visitar o Projeto Tamar que protege as tartarugas marinhas e está comemorando, no seu 30º ano de existência, a soltura de 10 milhões de tartaruguinhas. Vimos até tubarão lixa.

 

             

 

Em seguida curtimos o sol, a areia, o mar e os aperitivos e petiscos.

 

   

 

A noite fomos conhecer e jantar no Shopping Barra. Muito bonito.

 

21.09.10 = Hoje foi o dia do passeio de escuna para a Ilha do Frade e Itaparica. O mar azul transparente nos dá a certeza de que o Brasil possui uma costa Atlântica maravilhosa e que deve ser conhecida por todos os Brasileiros.

 

                   

Pegamos um sol, aperitivamos e depois almoçamos em Itaparica num restaurante cujo chão era a própria areia. Muito bom e bonito.

      

Quando voltamos já estava querendo escurecer e as ondas tinham aumentado um pouco. Muita gente ficou molhada. O grupo "Sambahia" fez a festa durante a viagem e agradou a todos.

         

A noite saímos para conhecer os Shoppings Iguatemi e o novo Salvador Shopping. Fizemos um lanche e visitamos as lojas.

   

22.09.10 = Hoje pegamos uma praia próxima ao Hotel, Praia da Barra, para pegar uma corzinha. rs

   

Almoçamos com uma vista panorâmica do mar azul, visitamos o Farol da Barra com seu museu e aquela aguinha de coco para refrescar.

         

Recebi a visita do colega motociclista do ROTA X - Ricardo Couto. Batemos um papo, inclusive sobre Caixa Econômica. . .hehehe.

 

Esse casal Ricardo e Malena são super atenciosos e gente boa mesmo. Nos pegaram no hotel e nos levaram para conhecer um restaurante numa chácara. Só o suco (cremoso e gelado) mais as frutas ao final já eram uma super janta. Imaginem o restante que foi servido.

     

23.09.10 = Hora de ir embora dessa terra do sol, do mar, da areia, da gente alegre e acolhedora. Então, pegamos nossos casacos (rs) e fomos para o aeroporto pegar nosso vôo para Curitiba que hoje fará escala em São Paulo e não Rio de Janeiro como na ida.

     

Veja um pequeno vídeo com pequenos trechos da viagem  A Q U I

Chegamos em Curitiba as 18 horas, com uma temperatura próxima de 13º. Brrrrrrrrrrrrrrrr  rs

24.09.10 = Fomos no aeroporto recepcionar o Irmão Edson Sobrinho, presidente do Moto Clube Bodes do Asfalto.

   

Veja um pequeno vídeo  A Q U I

Almoçamos numa churrascaria e em seguida começou a chover e fazer muito frio. Levei o Edinho para um passeio pela Sala da Memória do MCBDA no Grande Oriente do Paraná e nas lojas de moto na Rua João Negrão.

       

À noite realizamos um jantar festivo para o recebimento do Troféu de "Maior Moto Clube do Brasil" para o Moto Clube Bodes do Asfalto, concedido pela empresa RankBrasil   www.rankbrasil.com.br  . Estiveram presentes 110 pessoas de Curitiba e Região Metropolitana, incluindo nosso Ir.´. Operito e cunhada Dilma de Poços de Caldas-MG que vai sediar o 3º Encontro Nacional em nov/2010.

                                 

Veja  A Q U I   o vídeo da solenidade.

A Q U I  e  A Q U I  o vídeo do hino feito por Irmãos do Paraná em homenagem aos Bodes do Asfalto.

25.09.10 = Levantei cedo para pegar o Irmão Edinho na casa do Big Jorge onde ele se hospedou e fomos para o ponto de encontro dos Irmãos da Loja Renascer. As 09:00 hs inauguramos a 3ª Padaria Comunitária, desta vez na Vila Osternack em Curitiba.  Estiveram presentes diversas autoridades, entre elas o Coronel e Comandante da Polícia Militar do Paraná - Luiz Rodrigo Larson Carstens, cuja corporação desenvolveu o Projeto "Segurança Social" envolvendo várias entidades com o objetivo de tornar a Vila Osternack mais humana para a vida de tantas pessoas que ali residem.

 

              

As senhoras que já estão trabalhando na Padaria ficaram emocionadas ao ouvir do Irmão Hélio (Venerável da Loja Renascer) dizer que estávamos doando mais 1 tonelada de farinha de trigo para ajudar nesse primeiro momento.

             

O Padre responsável pela região abençoou as instalações desejando felicidades a todos que ali trabalharão e parabenizou os que estão fazendo o bem para esta comunidade.

            

Veja um vídeo da inauguração   A Q U I 

Assim, abençoados por Deus, agradecemos a todos que estiveram presentes às solenidades e a todos que contribuíram para o sucesso desse projeto.

MUITO OBRIGADO!

DEPOIMENTOS:

Meus IIr.’.

É com grande satisfação e alegria que comunicamos-lhes que no dia 31-07(sábado passado) entregamos as 2 primeiras padarias comunitárias, sendo 1 no Jardim Roma em Almirante Tamandaré e a outra no Bairro Novo em Curitiba. Foi emocionante presenciar a alegria das pessoas que estavam recebendo as padarias, e pudemos ver nos olhos dos presentes as lágrimas que rolavam.

Aproveitamos para agradecer a presença de vários IIr.’. da Loja Âncora Fraterna, Loja Antonio Serur, Loja Delta  e do nosso Ir.’. Moacyr Moraes da Loja Cavaleiros de Aço.

A todos que colaboraram para a realização deste projeto, os nossos agradecimentos.

Fraternalmente

Ir.’. Helio Balbino  -  V.’. M.’. Loja Renascer

Ir.’. Luiz A. Maçaneiro – Coordenador do Evento

 

Venerável Mestre, Ir.'. Maçaneiro, Queridos Irmãos da Renascer:
O dia 31 de julho de 2.010 foi único para a Loja Renascer. Os Irmãos que puderam se fazer presentes (Hélio Balbino, Maçaneiro, Carlos Cogo, Lara, Magron, Alessandro, Luiz Fernando, Elias Abdala, Morini, Marcos Schmuker, Eloi, Moacir pai, Adair) viveram um dia extremamente comovente.
A primeira padaria inaugurada (Jardim Roma - Almirante Tamandaré) nos surpreendeu pelo amor e carinho que a comunidade nos recebeu. A homenagem daquelas pessoas simples vale por um milhão de jantares que venhamos a fazer. Para se ter uma idéia do tamanho da emoção eu olhei ao lado e o primeiro que eu vi chorando foi o Alessandro. Logo após observei o Magrom, o Eloi, o Morini, o Lara, o Moacir chorando. O Hélio Balbino e o Maçaneiro, um pouco mais a frente para falarem em nome da Loja, não conseguiam conter as lágrimas. E assim foi com todos nós. Já lá fora o Schmuker não conseguia conter a emoção e repetia "é o melhor projeto que eu já fiz como Maçom". A tarde não foi diferente lá no bairro Novo. Simplesmente fantástico. Inesquecível. Uma experiência que valeu por uma vida. Um dia que nos trouxe muitas bênçãos. Penso que não merecíamos tanto mesmo tendo doado as padarias. Não merecíamos porque o que recebemos de volta ficará para sempre em nossos corações como o fogo que nos queima na Iniciação. Mesmo, daqui há muito tempo, quando as máquinas se deteriorarem, a padaria não existir mais, a lembrança de 31 de julho permanecerá. Foi um dia que nos trouxe, acredito que a todos, profundas transformações.  
VALE A PENA SER RENASCER e a LOJA RENASCER FAZ VALER A PENA SER MAÇOM. Obrigado Venerável Mestre, obrigado Irmão Maçaneiro, obrigado a todos os Irmãos da Loja RENASCER por tudo o que fazem. Não fossem vocês eu jamais teria tido uma experiência tão forte.
Por tudo isso e pela Excelência de propósitos, pela egrégora quase perfeita, pela humildade os Irmãos da Loja Renascer, tudo o que eu, na minha humildade, puder apoiá-los por favor contem comigo.
Meu mais sincero muito obrigado a todos vocês meus Irmãos.
TFA
Ir.´. Carlos Cogo


 

IIr .`.

Quero compartilhar com meus queridos IIr.`. a grande satisfação que senti quando recebemos o sorriso agradecido das pessoas, com seus semblantes sinceros, a alegria pela ação que realizamos.

As pessoas que conhecemos hoje quando das inaugurações das DUAS padarias comunitárias, uma em Almirante Tamandaré e a outra no Bairro Novo, no Sítio Cercado nos ensinaram muito mais do que poderíamos imaginar: o pouco que fizemos, através da promoção da nossa Loja, é muito, mas MUITO significativo para tantas outras pessoas, carente de quase tudo, menos em suas dignidades...

Assim, além da honra e satisfação de estar junto com os irmãos de nossa e de outras lojas que nos acompanharam nas duas entregas, fomos brindados com pães, doces, sucos e outras guloseimas oferecidas pelas padeiras e confeiteiras locais.

Também fomos agraciados com apresentações artísticas, música, bênçãos e orações.

Recebemos muito mais do que doamos...

Principalmente em energia e luz...

TFA

Ir.`. Magron

 

 

Meus queridos e amados IIr.`.
O Ir.`. Magron foi muito feliz ao escrever o e-mail que nos enviou. Foi simplesmente fantástico.
Viajando um pouquinho no tempo, vamos recordar o sucesso do jantar das ccunh.`. já comentado por vários IIr.`. realmente foi um sucesso, não só por ter atingido o objetivo como também a confraternização entre as famílias e os amigos que lá estiveram. Não há comparação, simplesmente maravilhoso.
Agora, a entrega das 2 primeiras padarias no dia de ontem. Apenas quem esteve presente pôde presenciar e descrever o SHOW que nos deram de simplicidade, conhecimento, fraternidade, amizade, amor, companheirismo, respeito, consideração e agradecimento.
Nós que tanto falamos em simbolismo, pudemos presenciar o simbolismo por parte deles. Duvido que quem esteve presente não tenha derramado um pingo de lágrima, a emoção foi muito grande.
Portanto, quero aqui agradecer ao G.`.A.`.D.`.U.`. e à vocês meus IIr.`., por terem me proporcionado estar junto de vocês vivendo este momento, que está arquivado em minha memória.
Por todos estes acontecimentos, só me resta dizer-lhes que abraçarei com mais força ainda, novos projetos, que possam ajudar aos menos favorecidos, pois além de estarmos colaborando com quem precisa, estamos crescendo espiritualmente. Não há mais palavras, só me resta AGRADECER A TODOS VOCÊS, muito obrigado mesmo. 
Fraternalmente
Ir.`. Helio Balbino  

 

Dignos IIr. ' .
Participar da entrega das padarias comunitárias traz uma alegria muito grande e a certeza de estar fazendo o caminho correto.
Estive na entrega da padaria em Almirante Tamandaré e foi emocionante e gratificante ver que pessoas tão simples, vindas de lugares onde a vida é muito dura e os caminhos tão incertos, falarem, de maneira simples, sobre trabalhos beneficentes, paz, gratidão, busca de uma comunidade fraterna e tantas outras formas elevadas de se viver.
Se eles mostram gratidão pelo bem material recebido, nós também devemos agradecer pela oportunidade de aprendizado sobre a vida. O ganho da solidariedade é mútuo.
A rápida apresentação teatral, que com certeza foi ensaiada com dedicação e afinco, mostra a preocupação deles em dar aos que lhes ajudaram um momento de descontração e alegria, uma amostra de que podem se desenvolver se oportunidades forem oferecidas.
Valeu o tempo ganho na visita à inauguração desta padaria comunitária e parabéns a todos da Loja Renascer pelo excelente resultado alcançado.
TFA. ' .
Morini

 

Em seguida rumamos para Florianópolis onde íamos participar do MOTOROAD (Encontro de Motociclismo). Contudo, no meio da serra recebi uma ligação da Amira dizendo que a mãe dela havia falecido. Levei o Irmão Edson Sobrinho até a cidade de Itajaí onde o Irmão Augusto se prontificou a levá-lo até Florianópolis e eu retornei para Curitiba. A noite ficamos no velório que ocorreu em Fazendo Rio Grande onde moram vários familiares da D. Maria. A noite estava muito, muito fria.

26.09.10 = Eu e a minha irmã Marly fomos na Fazenda Rio Grande para o enterro da D. Maria. Muitos familiares presentes e vários amigos nossos, tanto do Moto Clube Bodes do Asfalto como da Loja Renascer e da Caixa Econômica. Na volta passamos na casa do nosso primo Célio Maçaneiro e visitamos o filho dele, MAYCON que se acidentou dia 10.01.2009, e está até hoje sem movimento no corpo todo. Não fala, não ouve, não se alimenta mas seus familiares fazem de tudo por ele.

A noite eu fui na despedida do Irmão Edson Sobrinho, presidente do Moto Clube Bodes do Asfalto. A Amira disse que eu devia ir pois ela ia ficar com os irmãos nessa noite.

     

27.09.10 = Passei o dia com minha filha Leilane e meus netos Laura e Arthur.

       

29.09 = Almoçamos, com os Bodes do Asfalto, no Restaurante Limoeiro. Como era aniversário do Irmão Chiarato, todos cantamos os Parabéns para ele.

           

A noite, após a Sessão da Loja Renascer, o Irmão Hélio ofereceu um ágape aos presentes.

     

Ago/10

Página Inicial

Out/10