01 - Não foi fácil acordar de manhã e não ter compromisso. . . .rs. Como havia feito uma lista de coisas que estavam pendentes a muito tempo, saí à rua para realizar algumas.

Recebi, nos últimos dias, grande quantidade de mensagens de parabéns, elogios e apoio pela aposentadoria na Caixa. Alguém até pediu para eu enviar um currículo que ajudaria a arrumar uma colocação para mim. hehehe. Vejam as mensagens emocionantes  A Q U I

À noite tivemos uma reunião do Moto Clube Bodes do Asfalto para decidir se mantínhamos o passeio para São Francisco do Sul no próximo sábado. Mantido e vai ser bem gostoso.

02 - Hoje fui no Sindicato dos Bancários de Curitiba para homologar minha demissão. A Caixa, como era de se esperar, fez os depósitos corretamente.

3 - Dei entrada nos documentos pedindo a aposentadoria na FUNCEF-Fundação dos Empregados da Caixa. Solicitei o resgate do novo plano e o saque de 10% do plano anterior. No mais, acredito que o valor que virá será suficiente para ter uma vida digna e tranquila. Assim, não terei "necessidade" de trabalhar muito . . . .rs. Hoje foi minha ultima Sessão na Loja Renascer neste ano. Esteve presente nosso Ir.´. Cesar-Bode do Asfalto de Santos-SP . Ao final encomendei umas sfihas para confraternizar com os irmãos.

04 - Corri atrás de um monte de coisas para a moto, me preparando para viajar. Contudo, a previsão de sair no domingo já não será mais possível. Eu e a Patrícia fomos visitar a Laurinha à tarde.

Recebi a família da Amira para comer umas pizzas em meu apartamento.

05 - Almoçamos na Churrascaria Paiol, recepcionando os IIr.´. Cesar de Santos-SP e Vitor Fabiani/Suzete, ele Coord. da Facção Divisa PR/SP dos Bodes do Asfalto. À noite nos encontramos, mais o Ir.´. Eudes-Coord. da Facção Londrina, no Estádio Pinheirão.

06 - Saimos as 07:30 h em direção a São Francisco do Sul-SC. Foi um passeio tranquilo, sem problemas em função das chuvas que tinham caído nos ultimos meses em Santa Catarina.

Ao chegarmos lá, encontramos nossos queridos amigos, irmãos, motociclistas de várias cidades de Santa Catarina.

Após o almoço fizemos um passeio de barco pela bahia de Babitonga, no Catamaram Bela Catarina.

Veja nosso trajeto de 421 Km, cruzando um Ferry Boat na Baia de Guaratuba-PR  A Q U I

07 = Estive presente à primeira Iniciação da Loja Cavaleiros de Aço. Conheci o irmão Tuia de Lagoa Vermelha-RS e prometi que irei visitá-lo, em breve.

Após a Sessão fomos almoçar numa churrascaria para festejar a primeira iniciação da Loja Cavaleiros de Aço.

VIAGEM  DE  APOSENTADO

Não sei ao certo quanto tempo, quantos lugares, quantas pessoas vou conhecer, nem quando volto. Mas vou realizar um sonho, um desejo digno (acredito) de registro.

Assim, passo a relatar/registrar aqui, todos estes momentos que viverei em companhia de parentes, amigos e irmãos. À DEUS meu agradecimento, antecipado, por me dar as condições necessárias para realizar esta viagem e por ter tantos amigos que me acolherão nesta longa jornada.

10.12.2008 = Carreguei as coisas na moto mas quase não coube tudo, apesar do novo alforje traseiro que comprei. Saí de Curitiba as 12:30 h, me despedi da Amira, agradecendo a sua compreensão pela minha ausência por algum tempo para realizar este sonho.

Velocímetro da moto marcando: 10.632 km.

Passei na Caixa do Novo Mundo para dar um abraço no Sérgio da Loja Renascer e do ROTA X.  Passei, na saída de Curitiba, para dar um abraço em meu primo Célio Maçaneiro de quem ganhei umas canetas da Transportadora Maçaneiro e fez questão de me emprestar o TIM WEB que não estava usando. Assim poderei testar a sua utilidade (aliás, já estou conectado com ele) para depois decidir se assino este serviço.

Ao chegar na Fazenda Rio Grande fui muito bem recebido pelo Bode André Luiz e cunhada Michela. Era para ficar uns 15 minutos e acabei ficando 2 horas já que me foi oferecido almoço no Restaurante deles rs. Delicioso o almoço e o papo que levamos sobre a vida, a aposentadoria e as motos.

No caminho parei para passar a primeira chuva mas na segunda não escapei. Lavou a alma. Aquela sensação única de "liberdade" invadiu-me de forma a agradecer à DEUS por estar realizando esta viagem. Cheguei em Rio Negro e fui recebido pelo Ir.´. Mario Blumenthal-Oficial de Justiça, que me levou até o Bode Mário Enning que tem uma Central de Luto. A conversa foi, como não podia deixar de ser, sobre motos, passeios e encontros. Depois passei na Caixa para visitar meu amigo e integrante do ROTA X, Aliomar Grein com quem conversamos um pouco sobre Caixa Econômica (não posso perder o contato né??? rs)

Fui para Mafra-SC e achei o Bode Marco Krambeck (piazão) que me apresentou a sua noiva que faz Medicina na PUC mesmo bloco que a minha filha Patrícia faz Farmácia. Ele tem uma Relojoaria. Depois fui até a Yamaha conhecer o Ir.´. Nico que ainda não é Bode do Asfalto mas ficou bem interessado.

Fui até a Clínica Odontológica e quando o Bode Ricardo Susin viu o símbolo dos Bodes do Asfalto em minha camiseta já abriu um sorriso e veio em minha direção, mesmo sem eu ter me anunciado.

Aí fui procurar a farmácia do Bode André Gustavo. Passei por ela, sem perceber e perguntei mais adiante, tendo que retornar. Ao encontrá-lo ele disse que viu eu passar e teve vontade de gritar para eu passar pois viu a bandeira dos Bodes na moto. Ele fechou a farmácia e fomos para o Armazém, um barzinho que fica na frente da farmácia. Conversamos muito sobre Maçonaria. Ele tem apenas 24 anos e foi iniciado com 22. Depois chegou o Lopes que é De Molay e trabalha na farmácia também. Mais tarde chegou o Rivanil Junior e sua esposa Patrícia.

Fui dormir no Hotel Eliana (Aliomar, sei que você me convidou para dormir na sua casa mas . . . . nessa hora da noite me senti constrangido em aparecer lá).

Acordei com chuva e resolvi que iria mesmo assim, mas, como a distância até Itaiópolis era pequena, esperei até as 11:30 h para ir. Eis que a chuva parou completamente e lá me fui. Cheguei em Itaiópolis e fui recebido na casa do Bode Douglas Vidal e sua esposa Deborah (os dois são médicos) a filha Caroline, filhinho Leonardo e sobrinha Eloiza. Almocei com a família que estava se preparando para ir para Curitiba na parte da tarde.

Rumei para Canoinhas. Como uma moto fascina as pessoas, não só as crianças mas também os adultos. No caminho percebi um carro em velocidade bem superior a minha vindo atrás de mim. Eis que ele reduz a velocidade e fica me seguindo até encontrar uma grande reta. Emparelhou comigo e começou a tirar foto com seu celular. Depois deu uma buzinada e seguiu viagem. Cheguei em Canoinhas e liguei para o Bode Aristeu Munhoz. Me disse como chegar em sua Estofaria e em minutos lá estava eu batendo um papo legal com ele que ligou para o Jacson Padilha, do BrazilRiders que contou várias histórias de encontros e passeios de longas distâncias. Mandou transmitir um grande abraço ao BigZan (BR) de União da Vitória. Insistiram pra que eu ficasse para uma festa à noite que eles iam chamar outros motociclistas mas . . . .desse jeito não chegarei ao meu destino. . .rs .  .hehehe.

Peguei a estrada para Irineópolis onde moram minha tia e primas. Ao chegar lá, descobri que minha tia estava viajando e a previsão de dormir lá foi por água abaixo. rs. Mas cheguei na casa da prima Ana para tomar um café com bolachas que estavam sendo feitas para o Natal.

Continuei o caminho para União da Vitória. Começou a chover e eu resolvi me esconder num ponto de ônibus na beira da rodovia.  Fui colocar a moto de ré dentro do ponto de ônibus e esqueci que a antena que coloquei para ter as 3 bandeiras (Brasil, Rota X e Bodes do Asfalto) era alta e não entraria. Conseqüência .. entortou e quase quebrou. Me doeu pois levei dias para achar quem me colocasse essa antena.

Antes de chegar em Porto União, encontrei uma oficina mecânica industrial que tinha até trator dentro mas que fazia soldas. Lá fui eu com a HD para dentro da oficina. Só por sacanagem vou mandar a foto pra rede. rs

Hoje é aniversário de 19 anos da filhona Patrícia. Liguei para ela, está em Paranaguá se preparando para receber as amigas para uma rodada de pizza. É uma gata muito linda. Beijos pra você querida.

Cheguei e fui recebido pelo Bode Edson Igor que é Corretor de Seguros. Fomos numa lanchonete e em seguida chegou o Ir.´. César Nadolny, da Loja Renascer, e a cunhada. Eles insistiram tanto para que eu fosse numa festa de despedida do Prefeito Hussein, que eu já conhecia dos patrocínios que fiz para a cidade. E lá fui eu numa churrascada no CTG, para mais de 300 pessoas. A costela estava ótima. A conversa com os colegas da Caixa presentes, também. Tirei foto ao lado do Patrão do CTG.

Fui para o Hotel10 dormir. Levantei, tomei o café da manhã e rumei para o centro de União da Vitória, na Panificadora do BR BIGZAN para transmitir o abraço do Jacson de Canoinhas. Lá encontrei os Bodes Edson, Roberto e outro irmão da Prefeitura que eu havia conversado no CTG na noite anterior.

Antes de viajar passei na Caixa para dar um abraço no amigo do ROTA X, Sanson. Na saída umas fotos da "Ponte dos Arcos" sobre o Rio Iguaçu. Em seguida rumei para Palmas, entrando no Paraná novamente.

Passei pela Usina Aeólica com muitos cata-ventos. O vento era muito forte e frio. A moto balançava para um lado e para o outro. Quando ficava atrás de um caminhão ou cruzava por um, causava certa instabilidade. Parei na "Casa do Turista" para fazer um lanche. Alguém dos Bodes do Asfalto já havia chegado antes e colado um adesivo. Mas eu coloquei um do ROTA X. RS.

Entrei na cidade de Palmas e fui na Caixa visitar o colega ROTA X Claudecir Gallo (esqueci de tirar foto rs). Lá também estava o amigo Vlademir da SR Oeste do Paraná. Segui para Abelardo Luz, entrando em Santa Catarina novamente, à procura do Bode Mário Elói que eu estava ligando desde cedo mas não atendia. Acabei parando numa Locadora de Vídeo e descobri que o dono era um irmão também. Não achei o Mário. Na saída da cidade resolvi visitar as cachoeiras de Abelardo Luz. Só não me dei conta de que não poderia descer o morro, de estrada com pedras soltas, com a HD. Aí não teve mais jeito. Desci derrapando. O lugar e as quedas são muito bonitos. Interessante passar um final de semana no Hotel ou nas Cabanas em volta das quedas. Na subida a coisa ficou mais difícil. Cada pedra redonda e solta jogava a moto para um lado e para o outro. Meus braços doeram até o dia seguinte.

Cheguei em Pato Branco, já no Paraná, e fui recebido pelo Bode Gilberto Gallina na empresa de onde se tem uma bela vista panorâmica da cidade. Fui visitar o meu amigo, e ex-cunhado Hilário mas não o encontrei, só o Gil, meu sobrinho. À noite fui na Sessão da Loja Normando Jusi do GOP. Entre 1989 e 1993 visitei a Loja algumas vezes. Após a Sessão fomos para um Restaurante confraternizar.

Até aqui as estradas estão relativamente boas, permitindo desenvolver uma velocidade constante e ainda apreciar a natureza em volta. Passei por lugares lindos, conheci novas pessoas, famílias, cidades e revi alguns amigos. É indescritível a experiência vivida em "apenas" três dias. Interagi, em 24 horas com pessoas e cidades de 2 estados (PR e SC) com naturalidade, falando com as pessoas como se as conhecesse a muito tempo. Foi, é muito gratificante a forma com que estou sendo recebido por todos.

Veja o mapa dos 620 Km percorridos até aqui.  C L I Q U E    A Q U I

OU na imagem.

Estou com saudades da minha netinha Laura e da minha filha Leilane, que está grávida novamente. Estou com saudade de você, querida Amira. Quando falo que você me liberou "só 2 meses" para viajar, todos te elogiam . . . .hehehe. Beijos para vocês.

Obrigado à todos que me receberam nestes 3 primeiros dias de minha viagem.

Obrigado G.´.A.´.D.´.U.´.!

4º dia: Continuação da viagem maravilhosa.

13.12.08 = Levantei e fui até São Lourenço do Oeste visitar o Bode Norival Cenci e a esposa Solange. O filhão (esqueci o nome, desculpe) já tem uma Virago reservada para ele quando completar a idade. Que beleza não?

Cheguei em Francisco Beltrão e já me encontrei com o meu amigo Iandu, em seguida chegou o Beal do Rota X, depois veio o Irmão Vicente do Cartório Distribuidor, dali a pouco o Irmão Arcelino e Cunhada Onete, depois passaram mais alguns Irmãos e colegas da Caixa, todos estranhando minha indumentária de motociclista. Isto porque, no tempo que eu era Gerente da Caixa em Francisco Beltrão era muito "mauricinho", vivia com roupa formal.

Fomos almoçar na churrascaria Pampeana (muito boa) e continuamos a conversa já iniciada na Boca Maldita de Francisco Beltrão.

Saindo dalí fui até a casa do Beal que os filhos dele queriam ver a moto. Como cresceram os filhos dos outros. . . .rs Em seguida fui visitar o Maninho (que não me reconheceu) e a cunhada Magda.

Depois passei na casa do Iandu onde encontrei a filha Melissa e a esposa Neiva com quem trabalhei na Caixa durante 4 anos. Ela também não acredita que aquele "executivo" tenha virado um motociclista "metaleiro". E o Iandu querendo saber como fazemos para tomar banho e lavar a roupa. Iandu . . . você já viu algum motociclista tomar banho? Pra que? hehehehe.

Antes de sair de Francisco Beltrão passei no Haras do Kit Abdalla para uma agradável conversa. Tive o prazer de ser um dos padrinhos de seu casamento anterior. Seu nome confunde-se com o de Francisco Beltrão, sendo referência para muitos. Espelho-me nele ao ouvir suas histórias de andanças pelo mundo. Recentemente foi entrevistado pelo Jô Soares em seu programa. Veja a entrevista A Q U I . Ganhei o seu livro "UM MÉDICO PELO MUNDO" autografado. Show!

Próximo destino, Dionízio Cerqueira para me encontrar com o Bode Jailson. Ao chegar lá descubro que ele está em São Miguel do Oeste. Tomo um sorvete e rumo para lá pois fui convidado para um Jantar de Encerramento do Ano das 3 Lojas daquela cidade. Cheguei quase 20:00 h, direto num hotel para tomar banho, trocar de roupa e ir no Jantar. Havia mais de 100 irmãos, cunhadas, sobrinho(a)s e os De Molay e as Bethéis. Conversei com muitos deles trocando "figurinhas" sobre motociclismo e sobre Maçonaria.

Acordei no domingo e resolvi atualizar as informações sobre a viagem em meu site pensando em sair antes do meio dia para a próxima cidade. Só que a chuva apareceu forte, protelando a continuidade da viagem. Assim, passei o dia lendo e-mails, fazendo o site, dormindo . . .Depois dei uma volta no centro da cidade e tirei umas fotos da ornamentação de Natal.

No final da tarde liguei para o Filippi que veio me buscar no hotel e fomos para a casa dele tomar chimarrão e bater um papo sobre motos e o XI MOTOCÃO que o Moto Grupo Cães do Asfalto vão realizar em março/09. Ele e a esposa cuidam de 6 cachorros. hehehe. Depois fomos até a Sede do Cães do Asfalto onde encontramos o Molin que abriu a Sede para mostrar as belas instalações que permitem o uso por até 6 pessoas. Coisa fina, melhor que o hotel no qual estou hospedado. Se eu soubesse . . . rs.

Levantei e saí em direção à Modelo onde pretendia visitar a cidade e conhecer o Bode Julio Rüdiger. Ao chegar na cidade, muito bonitinha e toda ornamentada para o Natal, liguei e descobri que ele estava em Pinhalzinho, uma cidade 20 Km dali. Rumei pra lá pois ele pretendia ir de moto para Curitiba na hora do almoço. Cheguei lá e já o encontrei na entrada da cidade, me esperando. Levou-me à Rádio Centro Oeste onde conheci o Bode Ernani Horvath que acabou me colocando no ar, ao vivo, para falar da aventura que estava vivendo. Foi muito bom. Terminamos a entrevista e já tocou o telefone dele. Era uma jornalista que queria fazer uma matéria comigo e tirar umas fotos. Caramba . . . .quase transferi o título de eleitor para Pinhalzinho de tão popular que tava ficando. Fui almoçar com o Bode Luiz Basso que me levou para mostrar sua casa, moto e coleção de relógios.

Como estava muito quente, tirei a jaqueta e fui para Quilombo para conhecer a cidade e a BrazilRiders Graciela Ludwig - Alemoa. Contudo, tentei achar um telefone dela com o Biazus e o Bianchi mas não consegui. Tentei a lista telefônica e também não. Perguntei para um motociclista de Quilombo que estava na lanchonete do trevo e ele também não conseguia. Então, rumei para Xaxim onde encontrei o BR Rato-Luiz Tonini. Conversamos bastante e experimentei "alcachofra" em conserva como sendo muito boa para baixar o colesterol. Será??? rs

Saindo dalí me dirigi para Xanxerê e fui conhecer mais uma cidade catarinense bem ornamentada e florida. Lá visitei o BrazilRiders Juarez Nicolau do Supermercado Badotti. Muito gentil, convidou a todos os motociclistas amigos que passarem por Xanxerê para que o visitem. Eu garanto que a recepção é 10.

Hora de retornar alguns quilômetros até Chapecó onde já estava me esperando o Bode Sérgio Wallner que, sendo Coronel da PM de SC já me levou para o Hotel de Trânsito. Saimos para ver o Bode Torrescasana que estava num jantar de final de ano da Loja dele. Ao chegarmos lá vários irmãos vieram nos cumprimentar. Depois fomos jantar num Restaurante/Churrascaria/Pizzaria e mais não sei o que, tudo junto. Comi mais, muito mais do que devia.  rs O mano Sérgio é cheio de atividades e ainda é daqueles que faz longas caminhadas . . .

E assim termina o meu 6º dia de viagem, com 1.100 km rodados.

Novamente agradeço a todas as pessoas com quem cruzei nesses últimos 3 dias.

Veja aqui o trajeto destes 3 últimos dias: A Q U I

ou

Em cada novo dia, em cada nova estrada, nas plantações, nos animais à beira do caminho, no anoitecer . . .a cada momento percebo a presença de Deus, seu poder e sua importância em nossas vidas.

Quantos pensamentos percorrem a mente enquanto se pilota pelas estradas com ou sem rumo.

16.12.08 = Chapecó - SC = Fomos tomar o Café da Manhã no Posto do Irmão . . . .

Em seguida fui na Caixa para visitar o Lauro que tem a mesma função de Consultor de Marketing que eu tinha em Curitiba-PR. Ao chegar na Caixa os colegas estavam saindo, todos uniformizados, para tirar uma fotografia na frente da Agência. Pra não perder o costume, tirei algumas fotos para eles.

Saí de Chapecó-SC em direção à Palmitos-SC, passando pelo Rio Chapecó e por São Carlos-SC.

Encontrei um Paulinho (Venda de Automóveis) em Palmitos-SC que não era o do BrazilRiders mas localizou o que eu estava procurando. Batemos um bom papo e continuei meu caminho indo parar em Cunha Porã-SC.

Lá, perguntando, encontrei o Lara. Deixei minha moto na garagem da casa dele e fomos de carro até uma chácara que ele tem à beira da Rodovia São Miguel do Oeste-SC  X  Chapecó-SC. É simplesmente fantástico o "Recanto do Motociclista". Tem até um apartamento à disposição dos amigos motociclistas, além de churrasqueira, ferramentas etc. Ele também tem uma infinidade de coisas antigas, bem conservadas, que são da época de nossa infância/juventude. Vale a pena conferir.

Ao voltar para Cunha Porã-SC conheci o Fritz que fez algumas grandes viagens de moto e tem centenas (ou milhares) de fotos fantásticas para se apreciar.

Com ameaça de chuva me dirigi à Caibi-SC, na divisa de SC com o RS. Ao chegar na Relojoaria Valduga, o Bode Valdugão teve um susto. Ele tinha acabado de ler meu relato dos 3 primeiros dias de viagem e eu apareço na frente dele. Coisas do além . . . . .rs. Obrigado pelo presente, meu Irmão. Assim que um gaúcho me convidar para comer uma costela vou inaugurar . . . .rs. Conheci o Irmão Gilson Guerini da Polícia Militar de SC.

Ao cruzar o Rio Uruguai armou-se um temporal e eu, que não tinha pressa, me protegi numa borracharia à beira da estrada.

O borracheiro perguntou se eu ia para Iraí-RS e eu disse que não. Pois o cara insistiu tanto que eu entrei na cidade para conferir o que ele havia dito. É uma cidade muito antiga, tem vários hotéis da época de Getúlio Vargas que, segundo consta, frequentava com certa assiduidade. Possui um balneário com águas mineral, termal, alcalina, bicarbonatada e clorosulfatada. Bonito né? Tinha umas 30 mulheres fazendo hidroginástica na piscina. Tem 3 andares de banheiros com banheira para tratamentos diversos.

A chuva parou e eu me dirigi à Frederico Westphalen-RS onde encontrei o Mandrack-Márcio Rogério da Silva do BrazilRiders. Tentei falar com o Rafa-Rafael Maciel Vaz mas parece que ele não estava bem em função de um acidente de moto.

Como ainda era cedo, fui até Palmeira das Missões-RS. No caminho tentei escapar de uma tempestade de chuva e vento mas não consegui. A moto balançava para todos os lados (mesmo com os 120 kg sobre ela . . .com a bagagem, é claro rs). Deu medo. Me molhei todo na tentativa de escapar.

Acordei meio tarde, sol alto, dia lindo e fui visitar a sobrinha da Ju, esposa do Gaúcho (Gentil) de Curitiba que me achou por telefone.

Depois fui para Sarandi-RS visitar o Rota X Sérgio Uczay. Ele também está se planejando para quando aposentar curtir um pouco mais a motocicleta.

Parei para tirar uma foto do Centro Comunitário SCHMITT já que minha mãe tem este sobrenome.

No caminho encontrei um Hotel com o mesmo nome da Loja Renascer da qual sou o Presidente em Curitiba. Conversei com a proprietária e deixei um cartão de nossa Loja. Brinquei, por e-mail, com nosso Tesoureiro, irmão Rondon, que não sabia que ele tinha feito este investimento aqui no Rio Grande do Sul. rs

Retornei por Palmeira das Missões-RS para ir até Três de Maio-RS encontrar o Flávio Fleck do Rota X, trabalhando na Caixa. Ao descer da moto percebi que havia quebrado e perdido a vareta das bandeirinhas. Era tão bonitinha, um charme as bandeiras do Brasil, do Rota X e do Bodes do Asfalto. Sniff, sniff.

Em seguida fui até Horizontina-RS para encontrar mais um Rota X e Bode Fernando Rigoti. Ao chegar na Caixa encontrei-o festejando o seu aniversário e de mais uma colega. Gente fina esse Rigoti. Tem dois irmãos morando em Curitiba, espero que vá me visitar. Tem muita gente fazendo caminhadas ao lado da rodovia, próximo às cidades.

Saindo dali o próximo destino foi Santa Rosa-RS para mais um Rota X (hoje foi o dia do ROTA X hehehe). Desta vez o colega Paulo Cesar Pereira veio em meu encontro num posto de gasolina para conversarmos sobre motociclismo e o Rota X.

Dentro da programação, me dirigi para Santo Angelo-RS, mais uns 70 km, onde cheguei as 20:00 h. Os hotéis estavam quase todos lotados em função da inauguração de um grande supermercado amanhã. Saí à noite até o centro para comer pizza num rodízio (tinha pizza doce, é claro rs). Amanhã vou trocar o óleo da HD, ela merece. Está me levando são e salvo por todos estes lugares lindos do sul do Brasil.

Levantei meio atrasado, comprei o óleo na loja indicada e na hora chegou o Faustino, proprietário de uma Harley que me levou na oficina que ele trocava o óleo. Lá colocamos outra haste para as minhas bandeirinhas mas não conseguimos fixá-las.

Saí de Santo Angelo-RS ao meio dia e rumei para Panambi-RS. Ao chegar na cidade um rapaz emparelhou a moto comigo e perguntou se eu estava procurando o Rafael, estranhei mas confirmei. Eis que era o primo dele que estava ao lado dele quando eu telefonei dizendo que ia passar por ali. Encontrei o Bode Rafael (outro garotão) e ao dizer que ia para Cruz Alta -RS ele pegou os apetrechos, ligou para a esposa e avisou que ia me acompanhar até lá. Show de bola. Foi muito legal. Chegamos em Cruz Alta-RS e fomos direto para o escritório do Bode Prevedello.

Dali fomos todos para a Caixa encontrar os Rota X Vanderlei e João Ricardo.

Tava na hora de pegar a estrada novamente. Então, liguei para o Bode Neto em Santa Maria-RS avisando que estava indo. Ele disse que ia me esperar na Polícia Rodoviária Federal na entrada da cidade. Dito e feito. Lá estavam os Bodes Neto, João Pedro, Luiz Humberto, Salvador Penteado, Lucas, Cesar e Artigas.

Fomos até a casa do Neto onde nos hospedamos. Saímos à noite para um restaurante onde havia rodízio de massas e carnes (mais fotos comendo . . .rs). Batemos um bom papo.

E assim, terminou meu 9º dia de viagem, com 2.030 km percorridos entre o PR, SC e RS, até agora.

"Só um motociclista sabe o que sente um cachorro quando coloca a cabeça para fora do carro". hehehe.

Veja o mapa destes 3 dias     A Q U I

Ou este:

A cada dia uma nova expectativa. Para onde vou? Como serão as estradas? Como será a próxima cidade? Com quem vou me encontrar? Como serei recebido? Mas todas essas perguntas são respondidas, positivamente, todos os dias.

Assim deveria ser minha/nossa vida. Uma grande expectativa todos os dias. E todos os dias encarar o novo desafio com fé, otimismo e confiança. Tudo ficaria mais fácil.

Manhã do dia 19.12.08, estou em Santa Maria-RS, hospedado na casa do Bode, Amigo, Irmão Neto. Fomos conhecer vários pontos turísticos e o centro da cidade de Santa Maria-RS (Universidade, Estação Ferroviária, Lojas Maçônicas, Estrada do Perau Velho etc).

Visitamos a Vinícola "Velho Amâncio" do Irmão Fogaça, gente boa.

Depois fomos visitar o Bode Sendtko (Coord. dos Bodes no Rio Grande do Sul) na Brigada Militar onde ele é Major e também conheci o Bode Andrade.

Saímos dali e fomos almoçar, momento em que esteve conosco o Rota X Sérgio Fernandes, esposa e filha. O Bode Sendko e Neto também estavam acompanhados das esposas. Após o almoço hora de arrumar as malas, colocar nos alforjes e seguir o caminho. Eis que o Neto e o Sendko me "escoltaram" por muitos e muitos quilômetros. Queriam me acompanhar na viagem . . .mas acho que as esposas não iam liberar para eles voltarem em fevereiro né?

No caminho encontramos um carro o qual identificamos como sendo de um irmão de Santiago-RS, para onde eu estava indo. O irmão Bruno, que é policial civil, me acompanhou até lá onde me encontrei com os Bochi Brum (Alfredo e Olívio) além dos Bodes . . .Na hora de seguir viagem os irmãos Bochi pegaram suas motos e também me acompanharam vários quilômetros por lindas paisagens.

Cheguei em São Luiz Gonzaga-RS e já encontrei o Rota X Wanderley SÁVIO que havia colocado a moto na frente da casa e estava com a camiseta do ROTA X. A noite saímos para comer uma pizza, ver apresentações musicais na praça da cidade e ele me presenteou com um livro, de sua autoria, devidamente autografado. O livro é básicamente de "tiras" e "estórias" de personagens do interior, da roça.

A sensação de pilotar livre, leve e solto por estas campinas do Rio Grande do Sul é incrível. Percebo que todos os motoristas dos carros que passo ou que me encontram sentem vontade de estar no meu lugar. É incrível mas recebo energias positivas dessas pessoas. Assim, constantemente cumprimento, seja com pequenas buzinadas, seja com meneios de cabeça. Sempre que paro em posto de combustível ou lanchonete surgem as perguntas sobre a moto e sobre a viagem. Todos se espantam de que vou ficar 2 meses viajando e que farei mais de 8.000 km sózinho. Sózinho? Claro que não. Com todos esses irmãos motociclistas me recebendo e me acompanhando, além da companhia de Deus, é impossível estar sózinho.

Ao chegar em São Borja-RS telefonei para o Bode Paulo Ricardo que veio ao meu encontro trazendo o Bode Neronei para conversarmos e tirarmos algumas fotos.  Eles insistiram para que eu ficasse até a noite que iam organizar um churrasco mas o Natal está chegando e eu prometi estar em Curitiba-PR nessa data.

Depois continuei meu caminho até Itaqui-RS onde um Irmão me esperava no trevo da cidade para me levar para almoçar. Isso foi um pedido do Bode Luiz Lauter que não estava na cidade mas foi avisado pelo Paulo Ricardo de São Borja-RS. Ao estacionar a moto na garagem de uma casa descobri que estava acontecendo a festa de final de ano de uma empresa. Lá estavam umas 30 pessoas e eu, sem cerimônias, acabei almoçando com eles. Rumei para Uruguaiana-RS e ao chegar no centro da cidade já encontrei o Bode Luciano (que eu já havia encontrado em Curitiba-PR) e sua filhinha. O sol estava a uns 40 graus, o asfalto mais ainda. Depois de uma boa conversa, sorvete e refrigerante, passei a ponte para a Argentina só para tirar umas fotos do outro lado, em Passos de Los Libres..

Só no dia de hoje fiz 574 km entre São Luiz Gonzaga-RS e a chegada em Rosário do Sul-RS. Isto fazendo as paradas conforme relato acima. E considerando ainda o fato de que levantei tarde, como sempre, e saí de São Luiz Gonzaga-RS as 09:30 hs, chegando em Rosário do Sul-RS as 20:30 hs.

Veja o mapa  A Q U I

Em Pantano Grande-RS encontrei o motociclista Jordanez com sua esposa. Eles são amigos do Bode e BrazilRiders Lazareno (e quem não é? rs).

Ao chegar em Porto Alegre-RS estavam me esperando na entrada da cidade o Fernandão e o Jair Lengo (Brasília). Fomos para o Gasômetro tomar umas águas . . . e depois eles me levaram até a frente do apartamento de minha tia Zenaide (bairro Cristal).

Lá fiquei colocando a conversa em dia até que chegou meu tio Antonio e esposa Jussara. Comemos uma pizza, melancia e sorvete hehehe. Não é fácil aguentar os papos de Internacional (tio) e Gremio (tia).

Segui o tio até seu apartamento onde fui dormir, depois de muito mais conversa.

"Ó como é bom e agradável viverem unidos os irmãos . . ." Nunca este salmo foi tão evidente para mim. Estou vivenciando algo muito além de qualquer imagem que se possa fazer de fraternidade, de amizade e companheirismo. Me sinto fazendo uma pós graduação em relacionamento humano.

Assim termina meu 12º dia de viagem, com 3.320 km rodados. Veja o mapa desses 3 dias  A Q U I

Imagem

22.12.2008 = Estou em Porto Alegre-RS = Levantei, peguei os endereços, registrei no GPS e fui para Canoas-RS visitar a minha sobrinha Danielle , casada com o Anderson que joga na Ulbra de Canoas-RS. Ela é filha da minha irmã Marly. Depois de conversar com os dois (esqueci de tirar fotos de novo) fui para São Leopoldo-RS visitar meu tio José Cleto. Almoçamos no Shopping e conversamos muito sobre aposentadoria, já que ele também está aposentado.

Retornando de São Leopoldo-RS fui até o centro de Porto Alegre visitar o Fernandão em seu escritório e lá encontrei o Jair Lengo também. Depois fui até a Superintendência da Caixa visitar o ROTA X Sandro, que é o Coord. da Facção Porto Alegre. Ele estava vestido de Papai Noel para entregar presentes em nome da Superintendência Regional. Fomos visitar o Petry, também ROTA X.

Saí dali e fui visitar minha tia Zenaide em seu trabalho e depois voltei ao escritório do Fernandão para pegar a moto que tinha deixado em sua garagem. No caminho aproveitei para conhecer alguns lugares do centro de Porto Alegre-RS.

Voltei ao apartamento de meu tio Antonio e Jussara. Jantamos e me preparei para levantar as 04:50 hs e pegar carona com o Jair até Curitiba já que ele estava indo para Brasília buscar a filha e a outra moto.

Saímos de Porto Alegre-RS ainda escuro. A paisagem da rodovia e do amanhecer, apesar de nublado, era muito bonita. Entramos em Florianópolis onde o Jair tem uma filha morando. Os Bodes Wagner e Charles (Coord. e Adjunto de SC) e Márcio (Coord. da Grande Florianópolis) estavam nos esperando e nos levaram para almoçar à beira mar, no Restaurante "Chão Batido". Show de Bola. Feitas as despedidas, reiniciamos nossa viagem até Curitiba-PR onde chegamos as 18:00 hs, após percorrer 775 Km. O Jair continuou seu caminho para Catanduvas-SP onde ia passar o Natal com a outra filha.

Foi muito bom reencontrar a Amira ao chegar.  rs

Acordei meio cedo para receber os Bodes Wagner e Márcio (Coord. de SC e da Grande Florianópolis) que vieram buscar a Harley do Wagner. Visitamos a Loja da Harley onde puderam apreciar as mais de 30 HDs da Polícia Militar do Paraná que estão sendo adesivadas para entrega. E eu que esperei 3 meses para conseguir uma HD branca agora me aparecem essas 30 todas branquinhas . . . .rs

Depois fomos almoçar no "Badida" pra sofrer um pouquinho e retribuir a desfeita de ontem em Florianópolis . . .rs.

Assim, nesse 15º dia, dou uma pausa em minha viagem de moto para curtir o Natal com minha namorada, filhas e neta e o Ano Novo com meus pais, irmãos e sobrinhos em Santa Helena-PR (próximo à Foz do Iguaçu/PR)

24 = Eu e a Amira fomos visitar a Leilane (gravidinha) e a minha netinha Laurinha que fazia quase um mes que não a via. Acho que a minha barriga ainda está maior que a da Leilane que está com 5 meses de gravidez. rs.

Fui no Jantar de Natal da família da Amira, na casa do irmão dela = Amer (que não gosta de sair em foto rs), na Fazenda Rio Grande. Até o Papai Noel apareceu por lá.

25 = Passei o dia de Natal colocando minhas coisas em dia, já que estive ausente desde o dia 10.12.

26 = Peguei a Leilane e a Laurinha para passear. Fomos na Caixa (SR Leste) e o pessoal queria saber como eu estava me sentindo como aposentado (imaginem minha resposta . . .rs). Depois fomos almoçar.

28 = Fomos (Eu e a Amira) na Fazenda Rio Grande, na casa do Amer (irmão da Amira) onde passamos a tarde após comer uma costela que foi assada pelo Ricardo e Seu João, desde as 07:00 hs da manhã. À noite chegou minha irmã, Marina, que mora em Ariquemes-RO.

29 = Eu e a Marina passeamos pela cidade e depois fomos ver a Laurinha.

A noite apareceram a Amira, Márcio, Josi, Marly e Alex, além da Marina, para comer umas pizzas.

30 = Eu e a Amira saimos de Curitiba as 19:30 hs, paramos no Restaurante Anila em Irati e depois fomos até Laranjeiras do Sul onde posamos no Hotel Palmeiras.

31 = Entramos na cidade de Laranjeiras do Sul-PR para visitar o Bode Joarez e Cunhada Marisa.

Continuamos nossa viagem e ao chegar em Cascavel-PR encontramos os Bodes Mauri Risso, Teresinho e Dantas, com os quais batemos um papo, principalmente sobre o 3º EBAR/PR (Encontro dos Bodes do Asfalto Regional) que acontecerá em Cascavel-PR entre os dias 01 e 03.05.09.

Fomos ao encontro do meu irmão Lauro e fomos almoçar com os sobrinhos Junior e Gabriel no Shopping.

Continuamos nossa viagem e chegamos em Santa Helena-PR (620 km de Curitiba). Nos hospedamos na casa de meu pai que fica numa chácara próxima do lago de Itaipu. Depois fomos jantar na casa de minha mãe, na ceia de Ano Novo, como sempre, preparada pelo meu irmão Luciano que agora tem uma empresa de eventos: www.lucianoeventos.com.br  . O aniversário dele foi no dia anterior (30.12).

Depois fomos apreciar os fogos de artifício que a Prefeitura de Santa Helena sempre contrata para festejar a virada do ano na praia artificial de Itaipu.

Assim termina o ano 2008, com muitos passeios, muitas viagens e a decisão de sair da Caixa após 31 anos de trabalho (mais 4 em outras empresas).