"1º ABRAÇANDO O PARANÁ"

04 à 11.07.2009

 

1º DIA = Campo Largo, Ponta Grossa, Telêmaco Borba e Siqueira Campos:

Saímos de Curitiba, do Parque Barigui as 08:40 hs da manhã de sábado (04.07.09) em meio à neblina e muito frio. Muitos irmãos e cunhadas compareceram para nos desejarem boa viagem.

                           

Éramos em mais de 20 motos e nos dirigimos à Campo Largo (25 km), a 1ª cidade que receberia a visita do Bonde do Abraçando o Paraná. Ao chegarmos em Campo Largo, policiais da Guarda Municipal nos esperavam, com o Secretário de Segurança da cidade, Ir.´. Facini - Bode do Asfalto. Vários Bodes do Asfalto nos esperavam numa lanchonete/panificadora para o café da manhã.

     

   Saímos as 09:25 com destino à cidade de Ponta Grossa (88 km) onde vários Bodes do Asfalto nos esperavam na Mottai Motos de nosso Ir.´. Erdson. Novo Coffee e muitas fotos, entrevistas para jornais, rádios e televisão.

         

Saímos em um grande Bonde com destino à Telêmaco Borba (131 km) onde o Ir.´. Arthur Siqueira e vários  Bodes do Asfalto nos aguardavam para uma deliciosa feijoada. Inauguramos o restaurante que só iria abrir após uns 15 dias.

                   

            Após o almoço alguns IIr.´. que nos acompanhavam retornaram para Ponta Grossa e outros para Curitiba.

            Nós seguimos nosso caminho até Siqueira Campos (150 km) onde chegamos ao anoitecer.

          

          E quem diz que conseguíamos contato com o Ir.´. Lincoln?. Nada. rs Aí nós mesmos fomos procurar um Hotel. Eis que quando nos preparávamos para achar uma pizzaria aparece ele pedindo mil desculpas porque o celular dele havia estragado . . . rs. 

            Bem, tivemos uma grata surpresa. Fomos levados até a Loja Caminho à Verdade onde vários IIr.´. resolveram fazer um carreteiro para nos receber. Estavam presentes alguns IIr.´. de Cambará que iriam preparar uma Leitoa à Paraguaia no dia seguinte.

                  

            Assim terminou nosso primeiro dia de viagem, com 424 km percorridos.

Veja o mapa:

 

 

2º DIA = Ribeirão do Pinhal, Santo Antonio da Platina, Cambará, Sertanópolis e Londrina:

            Durante a madrugada choveu bastante o que nos causou preocupação, mas foi só o dia amanhecer para que as nuvens se dissipassem. E nós, após tomar o café da manhã e ir ver a “Leitoa à Paraguaia” que estava sendo assada pelos IIr.´. de Cambará, seguimos viagem para Ribeirão do Pinhal (80 km).

                      

            Ocorreu que alguém (eu) não vi placa nenhuma indicando a cidade e acabamos passando 15 km da entrada.

   

            Chegamos e fomos visitar o Bode José Roberto (BETÃO) que tinha preparado em sua casa uns aperitivos com refrigerante, além da presença da imprensa para registrar a passagem do “Abraçando o Paraná”.

           

            Seguimos viagem para Santo Antonio da Platina (40 km) onde fomos recebidos pelo Ir.´. Vitor Fabiani e demais Bodes.

       

            Depois das fotos rumamos para Cambará (40 km) onde o Ir.´. Adauto e os Bodes da Facção Divisa PR/SP nos aguardavam para um delicioso almoço. A imprensa estava presente, novamente, para fazer reportagem sobre o "Abraçando o Paraná". Vieram até Cambará para o almoço o Ir.´. Eudes com alguns Bodes de Londrina.

                            

            Saímos as 15:00 h e rumamos para Sertanópolis (140 km) para encontrarmos os Bodes daquela cidade. Os Bodes Jean e Fábio nos encontraram no caminho. Fomos direto para a Loja Rui Barbosa que vai completar 60 anos em outubro/09.

          

            Belas paisagens pelo caminho.

       

            Dali rumamos para Londrina (45 km) onde chegamos já escuro. O Ir.´. Eudes (El Bigodom) nos levou direto para o Hotel de onde saímos para um Rodízio de Pizza em companhia de Bodes e Cunhadas da Facção.

            

            Assim termina nosso 2º dia do “Abraçando o Paraná” com mais 416 km de viagem, totalizando 840 km até agora.

Veja o mapa:

 

 

3º DIA = Cambé, Arapongas, Mandaguari, Marialva, Maringá, Santa Fé e Umuarama

            Saímos de Londrina as 08:00 hs e visitamos Cambé (14 km) onde nosso Ir.´. Alexandre já nos esperava.

       

            Em seguida rumamos todos para Arapongas (28 km) onde os IIr.´. Pennacchi (pai e filho) nos esperavam para mostrar a cidade, sua empresa, e nos servirem o pão de queijo mineiro, além de nos presentear com pacotes de balas de sua fabricação.

         

            Depois veio Mandaguari (48 km) com nosso Ir.´. Wagner que nos esperava no trevo e foi nos mostrar seu Centro de Treinamento para motociclistas.

          

            Continuando chegamos em Marialva (16 km) para visitar o Ir.´. Jean em sua Fábrica de Bandeiras. Na saída fomos tirar foto no “cacho de uva”.

             

            Nesse momento o Bonde do Abraçando o Paraná já estava bem grande pois vários IIr.´. dessas cidades estavam nos acompanhando para o almoço em Maringá (20 km). Lá chegando encontramos vários outros Bodes do Asfalto para a confraternização e conversas sobre o 4º EBAR/PR em abril/2010 que acontecerá em 16, 17 e 18.04.10, sob o comando do Ir.´. Joel.

             

            Depois de muitas fotos seguimos para Santa Fé (50 km) onde os Bodes nos esperavam para um café da tarde e, para surpresa dos integrantes do Abraçando o Paraná, fomos convidados para sermos testemunhas da fundação da Facção Santa Fé-PR do MCBDA. A fundação aconteceu dentro do Templo da Loja Maçônica.

           

            Como o Ir.´. Pedro de Colorado (42 km) teve compromissos inadiáveis, não fomos até sua cidade, retornando à Maringá e seguindo o caminho de Umuarama (220 km).

            Na Polícia Rodoviária de Cruzeiro do Oeste estava à nossa espera o Ir.´. Genilson de Umuarama que nos conduziu até o Hotel onde nos hospedamos. Depois de um bom banho saímos para uma rodada de pizza com os IIr.´. e Cunhadas da Facção Umuarama.

               

            Três dias lindos, sem chuva e com paisagens maravilhosas descortinando-se à nossa frente todos os dias.

           

            Assim terminou nosso 3º dia com 395 km percorridos, num total de 1.236. Segundo nosso chanceler (Ir.´. Moacyr) completamos 165 IIr.´. e Cunhadas com os quais interagimos na viagem, até agora.

            Veja o mapa:

 

4º DIA = Cruzeiro do Oeste, Cianorte, Engenheiro Beltrão, Ivaiporã, Campina da Lagoa e Ubiratã

Saímos de Umuarama com certo atraso e fomos ver a Torre Eiffel. Linda.

     

Depois, em companhia do Ir.´. Genilson rumamos para  Cruzeiro do Oeste (37 km) onde o Ir.´. Hugo estava a nossa espera no trevo da cidade. Fomos visitar a Loja Estrela Cruzeiro do Oeste.

            

Depois fomos para Cianorte (57 km) e fomos direto para o Posto do Ir.´. Marinho onde vários IIr.´. nos esperavam. Também fomos visitar a Loja Filhos do Pelicano que estava de aniversário no dia de hoje.

         

Seguimos para Engenheiro Beltrão (46 km) onde o Ir.´. Cezar nos aguardava. Fomos até a Loja tirar umas fotos e conhecer a cidade.

   

Depois eles nos acompanharam até Ivaiporã (94 km). Ao chegar fomos recepcionados de uma forma inimaginável. Tinha até faixa de boas vindas. O almoço então . . . .até pudim tinha. rs.

         

Saíram duas reportagens no Jornal Paraná Centro, uma de nossa saída em Curitiba e outra de nossa visita à Ivaiporã. Valeu Miguel, foi um prazer conhecê-lo.

http://www.paranacentro.com.br/noticia.php?idInsercao=1591

http://www.paranacentro.com.br/noticia.php?idInsercao=1606

Belas paisagens (Fotos By Patrícia-Giane) por todo o caminho que percorremos nesse nosso querido e belo Paraná. Vale a pena conhecê-lo.

            

Já eram 15:00 hs quando saímos em direção a Campina da Lagoa (204 km) pois nosso Ir.´. Natalino estava ansioso para nos encontrar. No caminho ele já estava nos aguardando e os IIr.´. nos levaram até o centro da cidade para as fotos tradicionais.

         

Saímos todos em direção à Ubiratã (31 km).  Ao chegarmos fomos direto para a Loja onde vários IIr.´. estavam preparando um belo jantar. E mais uma faixa de boas vindas que até nos deram para levar de recordação. E ao final tinha sorvete como sobremesa. Mais fotos da Loja.

                 

Assim terminou nosso 4º dia de Feliz Viagem com mais 518 Km percorridos, num total de 1.754 km. Deus viaja conosco.

Veja o mapa do dia de hoje: 

  

 

5º DIA = Palotina, Marechal Candido Rondon, Toledo e Foz do Iguaçu

Saímos de Ubiratã as 08:15 hs pois o Joelito teve que consertar o pneu de sua moto.

   

Deslocamo-nos até Palotina (120 km) onde nos esperava o Bode Luiz Carlos que nos levou até a Revenda da Honda para tirarmos umas fotos e depois até sua casa onde estava servido um super café da manhã com frutas, pães e bolos feitos pela cunhada.

       

Dali rumamos para Marechal Candido Rondon (50 km), agora já com a companhia do Luiz Carlos mais o Genilson. Chegando no Portal da cidade batemos alguma fotos e demos uma volta na cidade mais alemã do Paraná. O tempo já começou a dar mostras de que iria chover. Também não poderíamos querer que toda a viagem fosse feita com o lindo tempo desses 4 dias iniciais, certo?

                 

Em seguida rumamos para Toledo (46 km) para encontrar a turma esperando no restaurante para o almoço. Depois fomos visitar o belo Templo que a Loja Estrela do Oeste está construindo.

                    

Depois nos dirigimos para Foz do Iguaçu (204 km) passando por Santa Helena onde moram os pais do Maçaneiro. Chegando em Santa Helena nem pudemos mostrar a praia artificial de Itaipu devido a chuva. O Luciano  www.lucianoeventos.com.br  e a mãe do Maçaneiro haviam preparado um baita Café da Tarde.

                 

Continuamos a viagem por estradas ruins, passando por Missal e São Miguel do Iguaçu até chegar na BR 277. Chegamos em Foz do Iguaçu e fomos recebidos pelos Bodes do Asfalto (Edélcio, Pico, Miltinho, Rubens . . . ) e pelo proprietário do Hotel Foz do Iguaçu – Junior, que nos recepcionou com uma cortesia elogiável. www.hotelfozdoiguacu.com.br

      

À noite fizeram um churrasco na churrasqueira do próprio Hotel, momentos de muita confraternização para todos os presentes.

                     

E assim terminou nosso 5º dia de viagem, chegando ao ponto mais distante de Curitiba. Percorremos 416 km hoje, totalizando 2.170 km nesses 5 dias.

Veja o Mapa do 5º dia:

 

 

6º DIA = Cascavel, Dois Vizinhos e Francisco Beltrão

Tomamos aquele café da manhã no Hotel Foz do Iguaçu e fomos até a Pico Motos onde alguns tiveram que apertar alguns parafusos e trocar o óleo de suas motos, além de fazer umas comprinhas, é claro.

               

Vejam o vídeo do "Pintinho Amarelinho"  A Q U I

Em seguida saímos com destino à Cascavel (144 km) mas fizemos uma parada estratégica em Medianeira para pegar nossa fotógrafa que havia passado a noite com seus pais. E . . . .para nossa surpresa, a mesa com estava postas com um delicioso café da manhã, com muita cuca recheada. Para quem estava pilotando abaixo de chuva foi uma maravilha.

           

Ao chegarmos no pedágio próximo à Cascavel encontramos vários Bodes do Asfalto à nossa espera. Nos dirigimos à uma churrascaria onde outros Bodes e Cunhadas nos aguardavam.

                 

Nosso companheiro de viagem nos últimos 3 dias, o Bode Genilson (Cauby) retornou para Umuarama, após fazer 1.100 km em nossa companhia. Saímos com destino à Dois Vizinhos (180 km) fazendo um percurso com passagem pela Hidroelétrica de Salto Caxias. A chuva continuava . . .

                  

Em Salto do Lontra nosso Ir.´. Cristian, de Planalto (recém ingressado no MCBDA) integrou o Bonde. Chegando em Dois Vizinhos encontramos o Bode Claudinei e os IIr.´. da Loja São João Batista à nossa espera.

       

Saímos, já noite, em direção à Francisco Beltrão (50 km) em companhia dos IIr.´. Dego e que vieram nos buscar.  Antes de chegar na cidade paramos em um Posto de Gasolina para lavar as pernas de nossa capa de chuva com escovão devido à lama acumulada.

Nos hospedamos no Hotel Província de nosso Ir.´. João Carlos e em seguida fomos para a Loja Santuário de Hiran, muito bonita, onde tivemos um belo ágape com a presença de IIr.´. de várias cidades da região que haviam estado em reunião durante a tarde.

                      

Ainda cumprimentamos os Cavaleiros, não de aço como nós. rs.

     

Assim termina nosso 6º dia de viagem, com 382 km percorridos debaixo de chuva. Total até agora: 2.552 km de abraços fraternos.

Veja o mapa de hoje:

 

 

7º DIA = Pato Branco, Laranjeiras do Sul e Guarapuava

            Levantamos cedo, novamente, e tomamos o café da manhã no Hotel Província de nosso amigo/irmão João Carlos.            Recebemos a visita do amigo e grande batalhador do motociclismo, Máster do Brazil Riders no Paraná – Biazus, com quem conversamos por alguns minutos.

   

            Mister Magoo perdeu a chave da moto . . . .rs

            Saímos com destino à Pato Branco (57 km). Ao chegarmos no trevo fomos recebidos por dois Policiais Rodoviários Federais com suas Harleys brancas novinhas e mais uma viatura da Polícia Rodoviária Militar. Estavam também repórteres, fotógrafos e cinegrafistas de 2 televisões, jornal, rádio e revista nos esperando, além de vários simpatizantes e curiosos do motociclismo.

       

            Fizemos uma entrada triunfante na cidade e fomos parar em frente à Igreja Matriz onde foram concedidas entrevistas e tiradas muitas fotos.

               

http://www.youtube.com/watch?v=-S_q65_Hwjs

http://www.youtube.com/watch?v=ZpyV11q-Hl8 

            Nos despedimos do casal Gallina/Giane a nossa fotógrafa oficial do Abraçando o Paraná. Na oportunidade o Ir Sydney a presenteou com o medalhão do MCBDA.

   

            Os IIr Marcos (Polaco) e Valmor/Marisa aderiram ao Bonde do Abraçando o Paraná.

 

            O Ir Gilson cortou caminho para retornar à Curitiba em vista da chegada de seu filho no Aeroporto nesta noite.

            Saímos em direção à Laranjeiras do Sul (125 km) sob muita chuva. Chegava a formar corredeiras de água nas valetas ao lado da rodovia. Muitas vezes a água transbordava sobre a pista fazendo com que nossa preocupação aumentasse bastante. Encontramos um carro que rodopiou na pista e foi parar uns 20 metros fora da rodovia. Felizmente não aconteceu nada com o motorista.

            Chegamos em Laranjeiras e fomos recebidos pelos integrantes da Facção com toalhas para nos enxugar e um churrasco delicioso no salão de festas da Loja Acácia Laranjeirense.

           

            Hora de partir, ainda sob muita chuva, para Guarapuava (115 km). Lá chegando fomos direto para o Hotel onde já nos esperavam os IIr da Facção, mais nosso Ir Paulo Gaida que, conforme prometeu, veio de Curitiba para nos buscar em Guarapuava. Marcamos para conversar, beber e comer no próprio hotel logo após nos hospedarmos e tomarmos aquele banho quente que precisávamos.

 

            A conversa com nosso Ir.´. Gerson e demais componentes da Facção Guarapuava foi muito agradável, relembrando a realização do 1º EBAR/PR - Encontro dos Bodes do Asfalto Regional, realizado em abril/2007. Recebi a visita de minha irmã Marlete e cunhado Renato para um bate papo. Também encontrei a Gigi, gerente do hotel, que foi minha colega na Caixa.

                  

            Assim terminou nosso 7º e penúltimo dia de viagem, com 302 Km realizados sob chuva intensa. Totalizamos 2.854 km até agora. Veja o mapa de hoje:

 

 

8º DIA = Quatro Barras e Curitiba.

            Nos despedimos do Marcos (Polaco) e Valmor/Marisa de Pato Branco que retornarão mais tarde para suas cidades. Saímos de Guarapuava as 07:45 hs após abastecermos as motos.

            O tempo continuava frio e chuvoso. Paramos numa cachoeira à beira da estrada para umas fotos e filmagem.

        Veja um pequeno filme  A Q U I

            Paramos no Restaurante Anilla para um lanche onde encontramos um grupo de Jipeiros de Joinville-SC que iniciavam uma viagem para o Chile.

              

            Depois mais uma parada em Palmeiras para esticar as pernas e, casualmente, nosso Ir.´. Sydney encontra um amigo Ir.´. de SC que não se viam a muitos anos.

 

            Nosso destino era Quatro Barras (296 km). Ao chegarmos em Curitiba optamos pelo contorno norte, passando por Colombo para chegar até Quatro Barras onde 50 pessoas (IIr e Cunhadas) nos esperavam para um almoço de confraternização pela nossa chegada. Foi emocionante rever a todos.

                           

            Novas entrevistas para a imprensa.

 

            Após o almoço o momento marcante do recebimento dos Certificados de Conclusão do “1º Abraçando o Paraná” entregues pelo Ir.´. Talal-Coord. Adjunto do Paraná e IIr.´. presentes.

                               

            Os viajantes deram seus depoimentos emocionados por terem cumprido o objetivo que no início parecia ser difícil de ser cumprido. Nosso Coord. do Paraná, Ir.´. Sydney fez os agradecimentos, declarando encerrado o 1º Abraçando o Paraná.

      Veja os vídeos do encerramento A Q U I  e  A Q U I

            Em seguida vieram as histórias das "Falha Nossa" ocorrida durante a viagem, para alegria do pessoal presente. Veja um pedaço contado nesse vídeo  A Q U I  .

            Assim, com 3.181 km, 8 dias, 8 motos, 9 pessoas, 33 cidades visitadas, 9 Lojas, 386 IIr.´. encontrados e mais de 1.000 pessoas com quem nos relacionamentos nesta maravilhosa viagem, concluímos que foi um SUCESSO TOTAL.

            Aqui o mapa do 8º dia com 327 km percorridos e o mapa dos 8 dias com os 3.181 km de viagem.

   

            Nossos agradecimentos à DEUS pela dádiva de podermos realizar esse projeto maravilhoso.

            Pela insistência das pessoas por onde passamos e pelo prazer que nós tivemos, vamos marcar o “2º Abraçando o Paraná” para o dia 10.07.2010 que, devido a experiência do 1º deverá ser de mais dias para permitir maior confraternização e relacionamento com as pessoas das cidades visitadas.

             Até 2010, então.

Relato do nosso Ir.´. Moacyr (Chanceler da viagem).

Meus estimados Irmãos

Em primeiro lugar quero agradecer ao G.A.D.U, pela oportunidade de ter feito esse 1º Abraçando o Paraná de 3.200 Km., foi magnífico.. Em segundo lugar agradecer a cada irmão e motociclista bode do asfalto que foram nossas companhias constantes de cada quilometro percorrido onde interagimos com mais de 400 pessoas entre irmãos/cunhadas/sobrinhos/sobrinhas e amigos, que foram o motivo da nossa viagem.

Visitamos cidades, pequenas, medias e grandes, e tivemos uma cidade de um só bode do asfalto, mas a recepção não ficou devendo nada as demais, pois coração de bode não tem tamanho.

Era bonito de se ver, quando o Bonde chegava a cidade, a curiosidade dos moradores, vendo aquelas motos enormes, sujas, algumas barulhentas mas respeitando cada cidade e seus cidadãos.

Visitamos 9 lojas, cada uma com sua característica ímpar e com todas suas auras de energia.

Foi impressionante a recepção calorosa em cada uma das 33 cidades visitadas, onde os irmãos e cunhadas se esmeraram em proporcionar o que de melhor tinham a oferecer para irmãos que nunca tinham conhecidos pessoalmente, para deixarmo-nos a vontade pois a energia, o positivismo, a EGRÉGORA que reinava em cada momento são indescritíveis e podemos ter essa sensibilidade ao vermos as fotos.

Caso fosse citar cada um dos irmãos, cidades que passamos esse email seria extremamente longo, por isso tem as fotos que logo estarão no site(só a Giane tirou mais de 1.700 fotos),e o irmão Maçaneiro esta editando.

Por isso afirmo, que cada um de vocês ficaram no coração da gente, cujas imagens e o que vocês fizeram para nos, jamais esqueceremos. . Ficávamos felizes quando alguns irmãos se incorporavam ao Bonde e tristes quando saiam, mas sabíamos que na próxima cidade novos irmãos estariam cobrindo a falta destes, ou seja nunca ficávamos sozinho e tínhamos um motivo para seguir em frente.

A descontração, a alegria, os cumprimentos, as brincadeiras, a união, os nossa falha, os tudo foram DEMAIS.

Com certeza, cada um dos 8 irmãos mais a cunhada Giane(Patricia) que fizeram o trajeto todo,bem como o Caubi com 1.100 Km, saíram engrandecidos espiritualmente e culturalmente com essa viagem, com bonitas paisagens e momentos felizes(algumas foros que já estão circulando comprovam isso.) .

Ao irmão Maçaneiro, líder inconteste, extremamente organizado, mentor do projeto, que cuidou de cada detalhe, que se preocupava com cada um dos irmãos do bonde, mantendo um canal de comunicação com os próximos destinos, meu especial obrigado e consideração.

Ao Sydney, nosso porta voz e comunicador oficial também meu reconhecimento e respeito.

Aos manos, Gilson, Joel, Rene(Mr Magoo),Robim, Gilberto(cunhada Giane), alem de irmãos ,foram exemplarmente bem, onde o tempo todo brincávamos, nos ajudávamos mutuamente, trocávamos idéias e sugestões, aqui fica meu especial tríplice e fraternal abraço e reconhecimento pela camaradagem e companhia, todos foram fantásticos e com um coração enorme, além do bom humor que reinava constantemente..

Finalizando, agradeço a cada um de vocês pela companhia e recepção, e que em breve possamos nos encontrarmos e cada dia mais engrandecer o nosso MCBDA . Esperamos nos reencontrar no EBAN em Floripa.

TFA OBRI G.A.D.U.

MOACYR MORAES Facção Curitiba 041 9991 3155